A Secretária de Estado Adjunta dos EUA, Wendy Sherman e o ministro das Relações Exteriores de Espanha, José Manuel Albares |
A Secretária de Estado Adjunta dos EUA, Wendy Sherman (Wendy R. Sherman), disse disse ontem em Madrid que apoia os esforços do Enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, Staffan de Mistura, e que irá colaborar com Espanha na procura de uma solução para o conflito, relata a EFE.
Segundo a mesma fonte, Sherman realizou uma reunião com jornalistas em Madrid como parte de uma viagem que a levou anteriormente à Turquia e que mais tarde incluirá paragens em Marrocos, Argélia e Egipto.
A número dois do Departamento de Estado foi cautelosa quanto ao futuro da disputa e afirmou que o objectivo é que a população saharaui possa levar "uma vida digna", um novo termo utilizado pelos Estados Unidos nos últimos cinco meses.
Sherman afirmou que Washington apoia firmemente uma solução para o problema do Sahara Ocidental no quadro das Nações Unidas. A secretária de Estado adjunta norte-americana confirmou igualmente que Washington apoia os esforços do enviado da ONU ao Sahara Ocidental, Staffan de Mistura.
Em declarações feitas no final da sua visita a Espanha, a governante americana assegurou que Washington iria cooperar com Madrid a fim de chegar a uma solução que permitisse ao povo saharaui "uma vida com dignidade".
Em resposta a uma pergunta sobre a posição da administração Biden sobre a decisão da Trump sobre o Sahara Ocidental, Wendy Sherman limitou-se a sublinhar que os Estados Unidos "apoiam" os esforços desenvolvidos por De Mistura.
Dirigente norte-americana em Marrocos
A Secretária de Estado Adjunta dos EUA esteve hoje, terça-feira, em Rabat, onde se encontrou com o ministro dos Negócios Estrangeiros marroquino Nasser Bourita. A questão do Sahara Ocidental esteve entre os assuntos relevantes abordada na reunião.
Segundo o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, a secretária Adjunta e o Ministro dos Negócios Estrangeiros “expressaram o seu forte apoio ao Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU, Staffan de Mistura, que procura revigorar o processo político liderado pela ONU para o Sahara Ocidental. A Secretário Adjunta observou que continuamos a considerar o plano de autonomia de Marrocos como sério, credível e realista, e como uma abordagem potencial para satisfazer as aspirações do povo do Sahara Ocidental”.
Segundo ainda Ned Price, a secretária Adjunta e o ministro Bourita também “discutiram a importância de proteger os direitos humanos, incluindo a liberdade de expressão, com base no produtivo Diálogo sobre Direitos Humanos EUA-Marrocos de Setembro de 2021” - sic.
Depois de Rabat, a dirigente norte-americana visitará a capital argelina e egípcia.
Fontes: Ecsaharaui e Departamento de Estado EUA
Sem comentários:
Enviar um comentário