sábado, 9 de abril de 2011

Ministro de Estado britânico para o Médio Oriente e África do Norte sublinha a "urgente" necessidade de resolver o conflito do Sahara Ocidental


O ministro de Estado britânico para o Médio Oriente e África do Norte, Alistair Burt, sublinhou esta semana em Argel, a "urgente" necessidade de resolver o conflito do Sahara Ocidental, sobretudo que existem agora, na região, "outras razões" para o fazer.

"É urgente a necessidade de resolver o conflito do Sahara Ocidental, tendo em conta os problemas da região", afirmou Burt durante uma conferência de imprensa conjunta com o ministro delegado para Assuntos do Magreb e de África do Governo da Argélia, Abdelkader Messahel. A conferência de imprensa teve lugar no termo da 5 ª sessão da Comissão Política Bilateral argelino-britânica.

Já durante uma visita que realizara em Novembro passado à Argélia, Alistair Burt havia reiterado o apoio do seu país aos esforços de paz liderados pela ONU "através de negociações directas entre a Frente Polisario e Marrocos, tendo em conta a aspiração do povo saharaui à livre determinação".

"Estamos conscientes de que a questão do Sahara Ocidental continua a constituir um conflito não resolvido até agora ", acrescentou o ministro britânico. Que acrescentou: "há mais razões para que seja resolvido" tendo em conta a actual situação nos países árabes.

Câmara dos Comuns da Grã-Bretanha acolhe reunião sobre como activar a solidariedade com o povo saharaui

Câmara dos Comuns britânica, acolheu na passada segunda-feira uma reunido para activar a solidariedade com o povo saharaui, através da organização de distintas acções de apoio à causa saharaui, segundo comunicado da Representação da Frente Polisario em Londres.

Na reunião foi discutido a via de exercer pressão sobre o Conselho de Segurança da ONU para incluir a protecção dos direitos humanos no mandato da MINURSO.

Lamin Baali, representante da Polisario no Reino Unido, fez um resumo da situação actual do conflito do Sahara Ocidental, tendo lamentado a política de «dois pesos e duas medidas» com que a comunidade internacional trata os direitos legítimos do povo saharaui.

SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário