domingo, 12 de junho de 2011

A espoliação dos recursos naturais do Sahara Ocidental por parte de Marrocos é ilegal – afirma deputado britânico

 A espoliação dos recursos naturais do Sahara Ocidental por parte de Marrocos é ''ilegal'', afirmou o deputado britânico Jeremy Corbin.

Os recursos naturais do Sahara Ocidental devem ser explorados legitimamente em benefício dos saharauis, sendo ilegal do ponto de vista do direito internacional que continuam a ser explorados pelo ocupante marroquino'' sublinhou Corbin.

No Parlamento britânico interpelei pessoalmente a União Europeia sobre esta questão, pedindo que se ponha termo à exploração dos recursos naturais saharauis, e alegro-me de que o governo britânico tenha decidido no mês passado opor-se à assinatura da renovação do acordo de pesca UE-Marrocos'', afirmou.

Jeremy Corbin mencionou a “cumplicidade” dos sócios comerciais estrangeiros e seus respectivos governos na exploração destes recursos, que constituem um “maná financeiro” para Marrocos, enquanto os saharauis são relegados para as margens da sociedade, referiu.

A exploração ilegal e a espoliação dos recursos naturais do Sahara Ocidental por parte de Marrocos, potência ocupante, tem sido condenada repetidamente pela Western Sahara Resource Watch (WSRW), que agrupa organizações de mais de 30 países.

Sem comentários:

Enviar um comentário