sexta-feira, 17 de junho de 2011

Carta a Catherine Ashton: "Os únicos beneficiários dos acordos entre Marrocos e a EU são os cofres do Estado marroquino"



Em carta enviada pelos ex-presos políticos saharauis à Alta Representante da União Europeia para a Política Externa e a Segurança, Catherine Ashton, estes denunciam a inclusão do seu território nos acordo que a UE firmou com Marrocos, anunciou ontem a organização Western Sahara Ressources Watch.

«Comunicamos o nosso total desacordo e a nossa total rejeição ao facto da UE considerar legal a exportação de produtos do Sahara Ocidental", afirmou Abdelahi Emhamed Labraihmani, porta-voz da Comunidade dos ex-presos de consciência saharauis em carta enviada a C. Ashton no passado dia 6 de Junho, informa a WSRW.

Segundo a mesma fonte, os membros desta plataforma — saharauis que estiveram presos durante muitos anos nos cárceres marroquinos de Gali-Megouna, Agdez, BIR-1 e tantos outros — e que se encontram actualmente no desemprego, organizam há mais de 41 dias uma concentração pacífica diante das instalações do "conselho facultativo dos direitos humanos» em El Aiun.

Os saharauis pedem a Ashton que efectue "in situ” uma visita ao território para verificar pessoalmente que os únicos beneficiários dos acordos [entre a UE e Marrocos] são os cofres do Estado marroquino”, afirma a WSRW.
SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário