sexta-feira, 4 de maio de 2012

37ª Conferência Europeia para a Coordenação de Solidariedade com o Povo Saharaui



Decorreu de 3 a 5 de fevereiro, na Cidade de Sevilha, em Espanha, 37ª Conferência Europeia para a Coordenação de Solidariedade com o Povo Saharaui.
Ao evento assistiu o presidente saharaui Mohamed Abdelaziz, acompanhado de uma delegação saharaui de alto nível.

Cerca de 600 participantes, entre deputados europeus e nacionais, autarcas, personalidades, representantes de partidos políticos e organizações sindicais, para além de muitas organizações de solidariedade de mais de 20 países participaram nos trabalhos, além de uma forte delegação dos territórios ocupados, encabeçada pela ativista saharaui, Aminetu Haidar.

Durante três dias, os participantes trataram vários temas relacionados com a Solidariedade Internacional com o povo saharaui, além de temas de candente interesse como o respeito dos direitos humanos nas zonas saharauis ocupadas, a preservação dos recursos naturais do saque  e da pilhagem e garantia de liberdade de acesso de  observadores e jornalistas à região.

A resolução final, lida pelo representante da Polisario junto da UE, Mohamed Sidati, menciona a necessidade de estabelecer novas alianças dentro do movimento de solidariedade para uma mobilização intercontinental, tanto em África como no seio da União Africana (UA) e América Latina.

Em matéria de direitos humanos, a resolução dá relevo ao testemunho dos defensores dos direitos humanos dos territórios ocupados, anunciando a adoção de um plano de ação para o ano de 2012.

O plano prevê a ampliação da campanha pela libertação de todos os presos políticos saharauis e da campanha para a proteção e preservação dos recursos naturais do Sahara Ocidental.

Na cerimónia de encerramento foi anunciado que a próxima edição da EUCOCO (38 ª) terá lugar em 2013, em Roma (Itália)

05-02-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário