domingo, 6 de maio de 2012

Marruecos deteve Sidi Mohamed Dadach em Tánger



As autoridades marroquinas detiveram segunda-feira pela tarde o defensor saharaui dos direitos humanos Sidi Mohamed Dadach, Presidente do Comité para a defesa da Autodeterminação do Povo do Sahara Ocidental, CODAPSO, na cidade portuária de Tânger, norte de Marrocos, sob o pretexto de existir uma ordem de detenção contra a sua pessoa, informou a CODAPSO.

Dadach tinha a intenção de viajar a Espanha para participar numa série de atividades relacionadas com a situação dos direitos humanos no Sahara Ocidental.

A polícia judiciária marroquina "após lhe ter confiscado todos os documentos enviou-o para interrogatório" para o departamento de segurança de Tânger, onde "passou mais de seis horas detido numa cela de isolamento antes de ser libertado".

Cabe recordar a luta pacífica a favor dos direitos humanos e pela autodeterminação do povo saharaui levada a cabo Sidi Mohamed Dadach ao passar 24 anos de detenção em vários cárceres marroquinos e pesando sobre ele uma condenação à morte durante um bom par deles. Declarado ´preso de consciência´, obteve a sua libertação no ano de 2001 no seguimento de uma ampla campanha internacional pela sua libertação. (SPS)

30/03/2012 (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário