sábado, 5 de maio de 2012

O rei predador. Os jornalistas franceses Cathérine Graciet e Éric Laurent dão a conhecer a cara desconhecida de Mohamed VI



Éric Laurent é o jornalistas francés que mais conviveu o defunto rei Hassan II, com o qual escreveu um libro de diálogos. Catherine Graciet é a jornalista francesa que no seu libro A Regente de Cartago (La regenta de Cartago) revela a fortuna conseguida graças a práticas cor4ruptas do anterior ditador tunisino Ben Ali e da sua esposa Leila Trabelsi. Juntos, Laurent e Graciet acabam de escrever o Rei Predador. O libro é publicado pela editora Le Seuil e sai à venda em França no dia 1 de março. Ao longo das suas 216 páginas, os autores sus autores revelam o rápido incremento da fortuna de Mohamed VI até converter-se, em 2008, no sétimo monarca mais rico do mundo, superando s emires do Qatar e do Kuwait.


Numa classificação especialmente dedicada aos monarcas [pela revista Forbes em 2009], o rei de Marrocos, Mohamed VI, surgiu num surpreendente lugar no ranking dos mais ricos do mundo, com uma fortuna avaliada em 2.500 milhões de dólares.

No seu relatório sobre o desenvolvimento humano elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, abarcando o período 2007-2008, Marrocos ocupa o posto 126º (entre 177 Estados). O índice de pobreza do país atinge 18,1%. Um país onde mais de cinco milhões de marroquinos vivem com 10 Dirhams por dia , ou seja um pouco menos de um euro.

O rei de Marrocos é, desde há algum tempo, o mais importante banqueiro, segurador, exportador ou agricultor do seu país. Controla també, o setor agroalimentario, a grande distribución comercial e a energía.

Excertos de artigo publicado no EL PAIS  26-02-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário