sábado, 5 de maio de 2012

Javier Bardem dá a conhecer no Festival de Berlim o conflito dos saharauis



O ator espanhol Javier Bardem e o realizador Álvaro Longoria apresentaram no Festival de Berlino documentário "Hijos de las nubes", que mostra a precária situação em que vivem desde há 35 anos cerca de 200.000 pessoas na antiga colónia espanhola do Sahara Ocidental e nos campos de refugiados da Argélia.

Bardem explicou que começou a interessar-se por este problema quando foi convidado em 2008 a assistir a festival de cinema no deserto. "É uma gente muito calorosa e que não expressa ódio nem ressentimento para com Espanha", afirmou.

"Hijos de las nubes" descreve a vida dos saharauis que, muitas vezes obrigados a exilar-se, oscilam entre o desespero e a militância.

"O facto de estarmos em Berlim com o nosso documentário já é um grande passo. O filme começará a ser exibido em Espanha a partir de abril", anunciou Longoria.

"Um filme não pode mudar p mundo, mas pode contribuir a trazer à luz pública um problema como este, que não é exclusivamente um problema dos saharauis mas que diz respeito a Marrocos, a Espanha, a França, às Nações Unidas", afirmou Bardem.

De uma noticia da AFP – 16-02-2012   

Sem comentários:

Enviar um comentário