domingo, 6 de maio de 2012

Sahara Ocidental presente nas comemorações do 38º aniversário da Revolução dos Cravos



Como motivo da comemoração do 38º aniversário da Revolução dos Cravos em Portugal teve lugar um primeiro encontro de ativistas solidários com a causa saharaui.

Este movimento nasce da necessidade de agrupar todos os ativistas dos movimentos sociais, organizações civis, para o intercâmbio de experiências acerca de distintos temas de atualidade: (direitos humanos, globalização, desarmamento, primavera árabe, entre outros).
O programa do contou com a projeção da reportagem sobre GDEIM IZIK, seguido de um debate sobre a evolução do conflito no Sahara Ocidental.

Amigos do povo saharaui em Portugal, simpatizantes e ativistas empunharam bandeiras da RASD e participaram na distribuição de um comunicado durante o desfile do dia nacional da Revolução de Portugal no dia 25 de abril.

“No 38º aniversário da revolução libertadora do 25 de Abril, a Associação de Amizade Portugal-Sahara Ocidental apelou à solidariedade de todos os portugueses para com o povo saharaui que, tal como aconteceu noutras situações, nomeadamente em Timor Leste, um dia será livre”.

A Associação refere que “Portugal deve respeitar o direito internacional contribuindo para que o povo saharaui possa efetivamente autodeterminar-se através da realização de um referendo, organizado e supervisionado pelas Nações Unidas, o que abrirá caminho à celebração de Acordos internacionais justos e transparentes”.

25-04-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário