quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Suécia opõe-se ao recurso do Conselho sobre a decisão do Tribunal de Justiça da EU relativa ao Sahara Ocidental




Numa ação que não surpreendeu ninguém, o Conselho da UE apresentou recurso da sentença do Tribunal de Justiça da UE, que impede o comércio e a pesca da União Europeia no Sahara Ocidental ocupado. Mas o Conselho não foi unânime.

29 novembro 2021 - O Western Sahara Resource Watch (Observatório dos Recursos do Sahara Ocidental) soube que a Suécia votou contra a decisão do Conselho da UE de recorrer da decisão de setembro do Tribunal Geral da União Europeia, que anulou tanto o acordo agrícola UE-Marrocos como o acordo de pesca na medida em que os mesmos foram aplicados ao Sahara Ocidental ocupado.

A objeção sueca ao recurso está em conformidade com a posição declarada do país de que os acordos bilaterais UE-Marrocos não devem ser alargados ao Sahara Ocidental. Em 2018, a Suécia foi o único Estado-Membro da UE a opor-se à prática adotada pela UE em resposta a anteriores decisões do Tribunal de Justiça da UE que já tinha invalidado a aplicação dos acordos UE-Marrocos à última colónia em África: a abordagem de inserir uma emenda nos acordos contestados de modo a incluir explicitamente o Sahara Ocidental no seu âmbito geográfico, sem o consentimento da população do território. A Suécia explicou a sua recusa em apoiar tais emendas declarando que "os requisitos legais do Tribunal de Justiça Europeu não foram cumpridos", uma vez que "organizações vitais que representam o povo do Sahara Ocidental não deram o seu consentimento".

O povo do Sahara Ocidental tem de consentir que os acordos da UE afetem as suas terras, foi a conclusão que o Tribunal de Justiça da UE tinha feito no recurso do Conselho da UE sobre a decisão de 2015 que anulava o acordo agrícola UE-Marrocos no Sahara Ocidental. Foi a primeira das cinco decisões consecutivas do Tribunal de Justiça da UE que chegaram todas à mesma conclusão: como Marrocos não tem soberania ou mandato de administração sobre o Sahara Ocidental, e dado o estatuto separado e distinto do território em relação a qualquer outro país do mundo, a UE não o pode incluir nos seus acordos com Marrocos. Até agora, o Conselho apenas tinha recorrido dessa primeira decisão do Tribunal Geral da UE de 2015, depois apoiada por um Conselho unânime, uma vez que vários Estados-Membros alegadamente citaram a importância de esgotar todo o procedimento legal para ter plena clareza sobre a matéria.

O WSRW não tem conhecimento de outras potenciais posições divergentes expressas por outros Estados Membros da UE.

Como consequência da atual decisão de recurso, ambos os acordos que foram objeto do acórdão de Setembro de 2021 - o acordo comercial e o acordo de pesca - continuarão a ser aplicados ao Sahara Ocidental até que o Tribunal de Justiça da UE se pronuncie. Espera-se que o processo demore mais um ano.

A Frente Polisario, o representante reconhecido pela ONU do povo do Sahara Ocidental e outra parte nos processos do Tribunal da UE, condenou a decisão de recurso. "Demonstra a conspiração de alguns partidos europeus com o ocupante marroquino, para continuar a pilhar a riqueza do povo saharaui, e testemunha a tentativa de dificultar o processo de descolonização", lê-se num texto oficial da imprensa.

O apelo já tinha sido aprovado provisoriamente a nível de Embaixadores dos Estados-Membros da UE (COREPER) a 10 de novembro, mas ainda precisava de aprovação a nível ministerial. Esta foi concedida em 19 de novembro durante a reunião dos Ministros do Desenvolvimento da UE. A aprovação do COREPER veio apenas dias depois de o rei de Marrocos ter emitido uma clara ameaça em relação à União. Celebrando a invasão de Marrocos ao Sahara Ocidental a 6 de novembro, o rei declarou que "desejo dizer aos que têm atitudes ambíguas ou ambivalentes, que Marrocos não terá qualquer transação económica ou comercial com aqueles em que o Sahara marroquino não esteja incluído".



A UE considera Marrocos um importante parceiro comercial e de investimento. Como salientado por funcionários da Comissão Europeia em audições no Parlamento da UE no final de outubro, Marrocos é "o primeiro parceiro comercial na vizinhança sul, e o vigésimo em geral". O comércio entre a UE e Marrocos vale 35 mil milhões de euros: valor dos bens que são trocados. Este foi o valor em 2020, pelo que se trata de facto de uma relação importante e considerável".

A decisão de recurso surge no meio de uma tensão crescente sobre questões migratórias entre a UE e Marrocos. No final de outubro, o Plano de Ação da Comissão sobre Migração com países parceiros foi divulgado - um desses parceiros é Marrocos. O projeto recomenda que "uma parceria de igual para igual" seja implementada com Marrocos "através do diálogo, partilha de responsabilidades, confiança mútua e respeito". Descreve Marrocos como "um parceiro importante na vizinhança Sul" e qualifica a cooperação bilateral sobre migração como "sólida e de longa data". Apoiando-se no aumento dos fluxos migratórios de Marrocos e do Sahara Ocidental para a Europa, o documento sublinha a necessidade de "um compromisso reforçado de Marrocos".

O recurso é dirigido contra a decisão do Tribunal Geral da União Europeia de 29 de setembro de 2021, que anula a decisão do Conselho da UE de alargar tanto o Acordo Agrícola UE-Marrocos como o Acordo de Pesca entre a UE e Marrocos ao Sahara Ocidental. Foi a quinta decisão consecutiva do Tribunal de Justiça da UE sobre a prática de aplicação dos acordos UE-Marrocos ao território. Todos estes acórdãos concluíram que o Sahara Ocidental tem um estatuto separado e distinto de Marrocos e, como tal, deve ser considerado como uma terceira parte de qualquer acordo UE-Marrocos. O alargamento do âmbito territorial de qualquer acordo deste tipo ao território requer necessariamente o consentimento do povo do Sahara Ocidental através da sua representação, o Tribunal repetiu - acrescentando que as consultas da população local levadas a cabo pelas instituições da UE não satisfaziam esse requisito, como tinha sido denunciado na altura, entre outros pela Western Sahara Resource Watch.

Sem comentários:

Enviar um comentário