sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

França é parte do problema e deve ser parte da solução — afirma dirigente saharaui

Mhmed Khadad e Christopher Ross


O membro do Secretariado Nacional da Frente Polisario e coordenador junto da MINURSO (Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental), Mhamed Khadad, afirmou esta 4.ª feira que a “França é, na realidade, parte do problema, e deve ser parte da solução do conflito do Sahara Ocidental”.

Em entrevista ao jornal “Sahara Libre”, Khadad assinala que França é quem impediu que o Conselho de Segurança da ONU ampliasse o mandato da sua missão no Sahara Ocidental para a supervisão e proteção dos direitos humanos.

Para Khadad, “Christopher Ross está consciente do papel da França e tem claro que é parte do problema e, portanto, deve ser parte da solução”.

Sobre o papel dos EUA, o responsável saharaui assegurou que os “Estados Unidos pode jogar um papel importante devido à sua estreita relação com a região e com Marrocos”.

“O Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU deixou claro no seu último relatório ao Conselho de Segurança, após a sua recente visita à região, que o conflito do Sahara Ocidental é um conflito de descolonização inacabada, cujas responsabilidades recaem sobre as Nações Unidas de acordo com o artigo 77 da Carta da ONU”.

Khadad instou a comunidade internacional a “trabalhar para encontrar uma solução justa e duradoura para o conflito do Sahara Ocidental”, e advertiu para “as graves consequências da persistência do statu quo, que se tornou insuportável”.

(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário