segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Mohamed Abdelaziz pede à ONU que esclareça o destino dos desaparecidos e presos saharauis



O Presidente da RASD e SG da F. Polisario, Mohamed Abdelaziz, pediu ao Secretário -Geral da ONU, Ban Ki-moon, que intervenha com “urgência” ante o governo marroquino para esclarecer o destino de mais de 650 desaparecidos e 200 presos de consciência saharauis.

"Instamo-lo a acelerar as medidas necessárias para esclarecer o destino de todos os desaparecidos após o brutal assalto marroquino ao acampamento de Gdeim Izik e a posterior escalada de repressão em El Aiún, cujo balanço ascende a mais de 651 desaparecidos civis saharauis e à libertação de mais de 200 presos de consciência saharauis em cárceres de Marrocos", afirma o Presidente Mohamed Abdelaziz em carta dirigida a Ban Ki-moon.

“Não existe pretexto algum para manter os presos políticos saharauis em prisões marroquinas pelo único delito de defenderem de forma pacífica as resoluções e princípios da Carta das Nações Unidas, incluindo o direito do povo saharaui à autodeterminação”, acrescenta.

Abdelaziz reitera o seu apelo à ONU para que intervenha de forma “urgente para pôr fim ao terror, à intimidação, ao bloqueio imposto por Marrocos e abrir o território ocupado aos meios de comunicação independentes e aos observadores internacionais".

Por último, o SG da F. Polisario e Presidente da RASD solicita à ONU o envio de uma missão de investigação para esclarecer os acontecimentos ocorridos no acampamento de Gdeim Izik, assaltado e destruído pelas forças marroquinas no passado dia 8 de Novembro, e a posterior repressão em El Aiún, capital ocupada do Sahara Ocidental. (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário