segunda-feira, 2 de junho de 2014

O primeiro combate pela Liberdade: O nascimento de uma lenda, o ELPS (Exército de Libertação Popular Saharaui)


O movimento nacionalista saharaui tem uma origem pacífica, liderado pelo carismático Mohamed Basiri. O seu desaparecimento em circunstâncias até hoje não esclarecidas e a recusa das autoridades coloniais em escutar a voz do povo saharaui motivaram a criação da Frente Popular do Saguia el Hamra e Rio de Ouro (Frenre POLISARIO), a 10 de maio de 1973, liderada pelo mítico El Uali Mustafa Sayed. Pouco dias após a sua constituição, forças da Frente Polisario lançam o seu primeiro ataque armado, a 20 de maio de 1973, contra o posto de Janguet Quesat.
 
Mohamed Basiri, morto pelas
autoridades colonais espanholas


O exemplo das lutas anticoloniais em África, o exemplo da Revolução Argelina, assim como os ensinamentos da revolução de Nasser no Egipto ou do então jovem coronel Ghaddafi na Líbia, eram fontes de inspiração para os jovens nacionalistas saharauis. A via pacífica estava esgotada, o trágico destino de Basiri, a possibilidade certa de cair nas mãos do rei de Marrocos levou os saharauis a optar por uma saída radical como o haviam feito milhares dos seus irmãos africanos: pegar em armas.


Ao contrário de outros movimentos, a Frente Polisario não teve o apoio de uma superpotência, tendo os apoios vindo apenas da solidariedade das revoluções argelina e líbia. Isso permitiu contar com certo apoio político para a luta que se avizinhava. A Frente Polisario é consequência do esforço dos militantes que a integravam. Uma demografia escassa, apoios políticos limitados, recursos escassos eram indícios que o novo movimento nacionalista naufragaria e não passaria de um arremedo de história. Porém, a determinação dos seus homens e de uma sociedade que os apoiará sem quebras permitirá que a Frente sobreviva à “Nakba” — a Catástrofe — que sofreram os saharauis com a assinatura dos sinistros Acordos de Madrid.

1975: manifestações em El Aaiún de apoio à Frente POLISARIO. "o povo 
saharaui não queria fazer parte de Marrocos e a 
ideia de unidade nacional ganhava força..."

Espanha recusa-se a abandonar a sua possessão colonial, fazendo orelhas moucas às resoluções das Nações Unidas e à vontade do povo saharaui. Naqueles dias, a questão do Sahara levou o governo liderado pelo almirante Carrero Blanco a uma crise. As divergências entre os que defendiam a tese integracionista, que o Sahara continuasse a ser uma província espanhola, e aqueles que, liderados pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Castiella, advogavam um referendo e criação um Estado saharaui amigo. Na memória estava, seguramente, a descolonização da Guiné Equatorial, Estado em que a Espanha não conseguiu manter qualquer tipo de influência. Finalmente, em 1969 a tese integracionista prevalece e Castiella é substituído por López Bravo. Este erro político, será explorado por Marrocos que mantém uma pressão constante no plano diplomático. A isso junta-se a evacuação por parte de Espanha de Sidi Ifni, de grande valor estratégico para a defesa das Ilhas Canárias.


A pressão marroquina é dirigida em duas direções: o Sahara Ocidental e as cidades de Ceuta e Melilla. A este panorama junta-se um novo ator nesta tragédia: a Mauritânia que também reivindica o Sahara Ocidental. A diplomacia marroquina deixará de lado a oposição que Marrocos tinha, desde de 1960, à existência da Mauritânia, que reclamava como seu próprio território, para se tornar num aliado do regime de Ould Daddah na reivindicação sobre o Sahara. O futuro dos saharauis é agora incerto. No obstante isso, os saharauis através de meios pacíficos, fazem saber às autoridades espanholas qual a sua vontade. Em 1970 deram-se protestos da população saharaui em El Aaiún contra as pretensões do rei Hassan II de Marrocos sobre o então Sahara espanhol.

Estes protestos deixam claras duas coisas: que o povo saharaui não queria fazer parte de Marrocos e que a ideia de unidade nacional ganhava força. As velhas divisões tribais ficavam de lado. Curiosamente, apesar dos esforços do poder colonial em manter estas divisões através de um sistema de representação na Djemaa (assembleia de notáveis), as mudanças sociais decorrentes da urbanização e do desenvolvimento económico tiveram um profundo impacto sobre o povo saharaui.

Os acontecimentos do bairro de Jatarrambla, que culminaram com o desaparecimento de Basiri, no auge de uma dura repressão das autoridades espanholas contra o movimento nacionalista nascente, terá consequências no plano político. As tentativas para ter algum tipo de diálogo com o poder colonial apresentam-se infrutíferas. A opção é seguir o caminho da maior parte dos movimentos anticoloniais: a luta armada.

As autoridades coloniais espanholas não tiveram tato político para dialogar com o movimento nacionalista de Basiri, que denunciava a corrupção dos “chuij” (líderes tribais) e exigia maior autonomia do Sahara, assim como censurava a incapacidade espanhola para defender os territórios saharaui, especialmente com cedência de Cabo Juby a Marrocos, território saharaui desde os tempos imemoriais sobre o qual Rabat nunca tivera direitos.         

Circunstâncias graves levam os nacionalistas saharauis a criar a Frente Polisario e a formar a vanguarda do movimento de independentista. A primeira ação armada tem lugar contra o posto policial de Janguet Quesat, localizado a cinco quilómetros da fronteira com o Marrocos. Este posto era responsável por controlo dos grupos nómadas que cruzavam o território saharaui. O ataque foi liderado por Brahim Ghali, então primeiro secretário-geral da Frente Polisário [atual embaixador da RASD na capital argelina]. A ação realizou-se sem derramamento de sangue, não houve vítimas. O saque limitou-se a algumas armas, munição, víveres e camelos.
                    
Esse primeiro confronto armado de pequena intensidade foi, no entanto, o primeiro feito com  armas, e constituiu o rastilho do que seria, mais tarde, o Exército de Libertação Popular Saharaui. Esta força, que chegou a aplicar o conceito de "povo em armas" com recursos humanos limitados, teve que fazer face à agressão de dois exércitos, que contavam com o apoio financeiro e logístico das potências ocidentais. De facto, as forças saharaui tiveram que enfrentar inimigos dez vezes superiores em número de efetivos.

No dia 20 de maio de 2014, cumpriram-se 41 anos da primeira ação armada no contexto da luta de libertação do povo saharaui. Luta que não terminou ainda por cumplicidade das grandes potências, que desviam o olhar face à ilegal ocupação marroquina. Esperemos que a História registe algum dia o feito militar daquele distante 20 maio de 1973, como a data em que se forjou aquilo que constitui uma extraordinário força militar, o ELPS que, contra todas as probabilidades, travou uma guerra contra dois inimigos poderosos, levando a cabo verdadeiras proezas, transformando a sua força numa verdadeira lenda.
01/06/2014

Autor: Jorge Alejandro Suárez Saponaro, Advogado – Mestre em Defesa Nacional e professor catedrático convidado de Estudos do Sahara Ocidental.

Sem comentários:

Enviar um comentário