quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Juventude saharaui apela à comunidade internacional a assumir as suas responsabilidades em relação aos direitos humanos no Sahara Ocidental




Os participantes no 8.º congresso da União da Juventude saharaui (UJSARIO) apelaram hoje, quarta-feira, à comunidade internacional a assumir as suas responsabilidades em relação à situação no Sahara Ocidental "onde o regime marroquino ignora a legalidade internacional e o respeito pelos princípios dos direitos humanos ".

No comunicado final, o congresso enfatiza "a necessidade de encontrar um mecanismo de vigilância e de proteção dos direitos humanos" no Sahara Ocidental e "denuncia" o acordo de pesca firmado por Marrocos e a União Europeia (UE).

O comunicado final com congresso apela ao "termo da pilhagem sistemática das riquezas naturais" e exorta a Organização das Nações Unidas (ONU) a tomar a seu cargo a descolonização do Sahara Ocidental que continua a ser a última colónia no continente africano.

O congresso insiste igualmente na "libertação imperativa e incondicional dos detidos políticos encarcerados nas prisões marroquinas e acusa as autoridades marroquinas encarregadas da investigação dos 500 Saharauis desaparecidos até aos nossos dias".

O congresso apela à juventude de todo o mundo " a solidarizar-se com o povo saharaui e a apoiá-lo na sua luta legítima pela liberdade, autodeterminação e justiça".

O comunicado sublinha ainda a importância que reveste a integração da juventude nas instituições do Estado e a sua contribuição na libertação e construção do país, felicitando-se pelos sacrifícios consentidos pela juventude saharaui, nomeadamente nos territórios ocupados, no Sul de Marrocos e nas universidades".


 (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário