sexta-feira, 8 de abril de 2016

Joaquim Chissano — enviado especial da UA para o Sahara — apela a “posição unida e firme” ante a intransigência marroquina



Addis Abeba, 07/04/16 (SPS) – O enviado especial da União Africana (UA) para o Sahara Ocidental, Joaquim Chissano, fez um apelo “aos países africanos a adotar uma posição unida e firme ante a intransigência marroquino para libertar o Sahara Ocidental do colonialismo”.

Numa intervenção feita ontem ante o Conselho de Paz e Segurança da UA em Addis Abeba – Etiópia -, Chissano afirmou que “África pagou um alto preço para executar as restrições impostas contra o extinto regime do Apartheid na África do Sul e hoje deve sacrificar-se também pela independência do Sahara Ocidental”.

Neste sentido, o enviado especial da UA apelou “à implementação efetiva das resoluções da União Africana sobre o Sahara Ocidental, convidando os africanos a jogar um papel mais ativo na defesa da causa saharaui, de acordo com as resoluções que apelam a que seja garantido o direito de autodeterminação do povo saharaui”.

Por outra parte, Chissano afirmou que “a União Africana nunca será conseguida até que os africanos ponham os interesses comuns dos africanos à frente de tudo”.


Por seu lado, o comissário africano para a Paz e a Segurança em África, Ismail Chargui, renovou “a posição africana de que o conflito no Sahara Ocidental continua a ser uma questão de descolonização”.

Sem comentários:

Enviar um comentário