domingo, 10 de abril de 2016

ONU: ''A situação atual do conflito saharaui não se poderá manter a longo prazo''



O porta-voz do Secretário-Geral da ONU, Stephané Dujarric, deu esta sexta-feira, 8 de Abril, alguns detalhes sobre as atuais tensões entre Marrocos e Ban Ki-moon, no momento em que este último teve que apresentar ontem de forma secreta o seu relatório anual de forma secreta sobre el Sahara Ocidental ao Conselho de Segurança. Dujarric respondeu às perguntas dos jornalistas durante uma conferência de imprensa diária na sede da ONU em Nova Iorque.

Um jornalista pediu-lhe explicações sobre o estado da MINURSO (Missão da ONU para o Referendo no Sahara Ocidental), que ''está á beira de fracassar a sua missão de manutenção de paz na região'', ao que Stephane respondeu que “o que resta da missão continua operando num ambiente de entorno bastante complicado''.

"A situação atual, obviamente, não se poderá manter a longo prazo. Mas o que resta da missão está aí", afirmou o porta-voz de Ban Ki-moon. Em relação ao estado das conversações entre a Secretaria das Nações Unidas e o governo de Marrocos, Dujarric acrescentou que "tem havido reuniões de alto nível, e isso é um bom sinal ".

Segundo Farhan Haq, porta-voz associado do SG da ONU, durante uma conferência de imprensa na quinta-feira, 7 de Abril, não se pode confirmar que os contactos entre Omar Hilal, representante permanente de Marrocos junto das Nações Unidas em Nova Iorque, e Jeffrey Feltman, Secretário-Geral adjunto para os Assuntos Políticos da ONU tenham versado sobre o Sahara Ocidental.


Nova Iorque - 9/04/2016 - El Confidencial Saharaui.

Sem comentários:

Enviar um comentário