sexta-feira, 1 de abril de 2016

Ban Ki-moon envia carta ao rei de Marrocos



Um porta-voz da ONU informou hoje que o secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, enviou uma “carta pessoal” ao rei Mohamed VI de Marrocos em que se refere à sua recente visita à zona do Sahara Ocidental.

O porta-voz de Ban, Stéphane Dujarric, não precisou o conteúdo da carta nem quando foi enviada, mas disse que pode ter incluído “explicações diretas” ao monarca marroquino sobre a viagem do secretário-geral da ONU a essa região.

Ban viajou à zona do Sahara Ocidental no começo de março numa visita que foi muito criticada pelo Governo marroquino, que qualificou algumas das suas declarações como “insultuosas”.

O secretário-geral da ONU reiterou esta semana que algumas das suas declarações podem ter sido mal-entendidas, e realçou que a ONU mantem a sua neutralidade no conflito do Sahara Ocidental.

As críticas de Marrocos eram dirigidas, entre outros pontos, ao termo “ocupação” que Ban Ki-moon utilizou, algo que o seu porta-voz assinalou que foi usado de uma forma “totalmente espontânea” quando viu as condições em que se encontravam os refugiados saharauis.

Dujarric disse que a “carta pessoal” enviada por Ban ao monarca marroquino foi no âmbito das funções de secretário-geral da ONU, e expressou a sua confiança de que se possam superar as tensões que se viveram entre as Nações Unidas e Marruecos nas últimas semanas.

Fonte: W Radio / EFE


Sem comentários:

Enviar um comentário