segunda-feira, 4 de abril de 2011

ONG de Aminatou Haidar inicia campanha para libertar os presos saharauis


O Colectivo dos Defensores Saharauis dos Direitos Humanos (CODESA), a que preside Aminatou Haidar, iniciou hoje uma campanha internacional para a libertação dos saharauis detidos após o desmantelamento do acampamento de protesto saharaui de Gdaim Izik, em Novembro último.

O CODESA afirma em comunicado que iniciou esta campanha porque dezenas de presos permanecem nos cárceres de El Aiún (Sahara Ocidental) e de Salé (Marrocos), estando 20 deles ameaçados de serem julgados perante um tribunal militar.

Para a ONG, a campanha surge na sequência de inúmeros relatórios internacionais que pedem a libertação destes presos e ante "a luta e o sofrimento" das suas famílias.

O colectivo saharaui apela "as organizações internacionais de direitos humanos e aos defensores da liberdade a participar nesta campanha".


Apelo veemente à solidariedade internacional

O CODESA faz um apelo veemente ao apoio internacional para a libertação dos detidos após o violento desmantelamento do Acampamento de “Gdeim Izik” nas redondezas de El Aiun (Sahara Ocidental) realizado pelo Estado marroquino na segunda-feira, 8 de Novembro de 2010. Esta acção foi acompanhada por uma maciça campanha de sequestros e detenções arbitrárias de centenas de civis saharauis, incluindo menores, anciãos, mulheres e pessoas incapacitadas, muitos dos quais se encontram ainda privados de liberdade na prisão de Aiun e no presídio de Salé (Marrocos). Nesta prisão encontram-se 20 presos saharauis cujas causas foram remetidas para a jurisdição militar.

Dada a insistência do Estado marroquino em persistir nas detenções arbitrárias e a continuação dos actos de tortura e maus tratos que constituem continuas violações dos directos humanos internacionalmente reconhecidos, tendo em conta tanto os relatórios internacionais a favor da sua libertação como o contínuo sofrimento das famílias dos detidos, o Colectivo de Defensores de Direitos Humanos Saharauis CODESA anuncia a Campanha internacional: LIBERDADE PARA OS DETIDOS DE GDEIM IZIK

O CODESO apela à participação na campanha tanto das pessoas a nível individual como às Organizações Internacionais defensoras dos direitos humanos

El Aiun, Sahara Ocidental, 3 de Abril de 2011

Coordenador da Campanha: Mohamed Salem Elakhal (Membro do CODESA)
Porta-voz da Campanha: Aminatou Haidar (Presidente do CODESA)
Correio electrónico da campanha: lp.gdeimizik@gmail.com
Telefone de contacto: 77 77 99 48 6 (0) 212 00

Sem comentários:

Enviar um comentário