segunda-feira, 24 de junho de 2013

Debate no Parlamento Europeu sobre a questão dos direitos humanos no Sahara Ocidental


O relator, o eurodeputado Charles Tannock, do Grupo dos Conservadores e Reformistas Europeu, apresentou na quinta-feira, 20 de junho, na Comissão dos Direitos do Homem (Parlamento Europeu), o seu relatório consagrado à situação dos direitos humanos no Sahara Ocidental e no Sahel.

Uma larga maioria dos eurodeputados da referida Comissão deu o seu apoio ao relatório, qualificado por muitos como "atual, exaustivo e objetivo ", afirmou Mohamed Sidati, membro do Secretariado Nacional da Frente Polisario e ministro saharaui para a Europa.

O debate fez ressaltar a grande preocupação quanto às violações recorrentes dos direitos humanos no Sahara Ocidental, ilegalmente ocupado por Marrocos, e ao qual foram consagrados importantes parágrafos do relatório.

Segundo o diplomata saharaui, as autoridades marroquinas e o seu lobby, tentaram em vão obstaculizar a que a situação dos direitos humanos no Sahara Ocidental pudesse ser tratada no relatório.

O eurodeputado Charles Tannok

O relator Charles Tannock apresentará em outubro próximo ao plenário do Parlamento Europeu a versão final do documento, que inclui as alterações aprovadas pelo voto na Comissão.

Em fevereiro último, o Parlamento Europeu manifestou em resolução dirigida à 22 ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, a sua preocupação perante a persistência das violações dos direitos humanos no Sahara Ocidental, apelando à proteção dos direitos fundamentais população do Sahara, incluindo a liberdade de associação, a liberdade de expressão e o direito de se manifestar.

 (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário