segunda-feira, 24 de junho de 2013

"War and Insurgency in the Western Sahara": título de um novo livro sobre o conflito do Sahara Ocidental publicado pelo Strategic Studies Institute of the U.S. Army War College




"A Guerra e a Insurgência no Sahara Ocidental" aborda as várias etapas da guerra armada levada a cabo pelo Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELPS) com as Forças Armadas marroquinas, passando em revista as grandes e sucessivas vitórias do exército saharaui que inverteu todos os cálculos".

O livro põe em relevo a força do exército e a coragem dos combatentes saharauis, a sua experiência sobre o terreno e o engenho dos seus dirigentes na planificação e na tática, sublinhando a intervenção estrangeira em geral e a dos EUA, em particular, na ajuda ao exército marroquino, nomeadamente na construção dos muros de defesa no início dos anos 80.




O livro aborda também o levantamento pela independência nos territórios ocupados, afirmando que a legitimidade e o direito internacional estão a favor do direito do povo saharaui à autodeterminação e independência", mas que são os interesses internacionais a impedi-lo de desfrutar este direito até os dias atuais, além da falta de democracia no Reino de Marrocos".

O livro sublinha igualmente que os recursos naturais são um fator importante para a manutenção da ocupação do Sahara Ocidental por parte do Reino de Marrocos, insistindo no papel principal que os EUA devem desempenhar sem mais demoras para a solução do conflito.




O Strategic Studies Institute of the U.S. Army War College (SSI)
Faz parte da Academia do Exército dos EUA, e está encarregado de elaborar estudos estratégicos sobre questões relacionadas com a segurança nacional e estratégia militar americana, bem como a análise geoestratégica.

Os estudos publicados pelo Instituo são elaborados por investigadores civis e militares e abordam assuntos considerados relevantes para o exército americano, o Departamento de Defesa e Segurança Nacional dos EUA. (SPS)


Sem comentários:

Enviar um comentário