quarta-feira, 26 de junho de 2013

Rússia e Argélia comprometidas com a legalidade internacional e o respeito dos DDHH no Sahara Ocidental

 
Sergeui Lavrov, MNE da Rússia
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Argélia, Murad Medelci,  afirmou ontem, terça-feira, em Moscovo, que a Rússia e a Argélia estão comprometidas com a legalidade internacional e o respeito dos direitos humanos no Sahara Ocidental.

Em conferência de imprensa no final das conversações com o seu homólogo russo, Murad Medelci referiu que o encontro se centrou principalmente no conflito do Sahara Ocidental, destacando a semelhança de pontos de vista de ambos países.

Por seu lado, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergeui Lavrov, advogou o respeito dos direitos humanos no Sahara Ocidental.

"Não é preciso dizer que os direitos humanos devem ser respeitados no Sahara Ocidental. Isso está refletido na resolução aprovada em abril passado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas", afirmou Lavrov.

Neste sentido, destacou que "a posição da Argélia e da Rússia são convergentes", e acrescentou que "estas posições não são acidentais, derivam da crença de ter que resolver problemas a nível internacional em matéria de igualdade internacional".

Segundo Sergeui Lavrov, a solução para a questão do Sahara Ocidental "deve fazer-se na base das resoluções do Conselho de Segurança da ONU", e acrescentou que a Rússia se declarou "constantemente a favor".

"Vamos a oferecer todo o nosso apoio à ONU e à missão de bons ofícios do Enviado Pessoal do Secretário-Geral", acrescentou.


"Apreciamos o trabalho da MINURSO que integra 17 oficiais russos, o maior contingente no pessoal da missão", afirmou Lavrov, que acrescentou que "a posição da Rússia é invariável". (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário