domingo, 16 de junho de 2013

III Conferência Internacional de Apoio às Mulheres Saharauis constituiu um êxito apesar do forte dispositivo de segurança marroquina (UNMS)


El Aaiún (Territórios Ocupados),16/06/13 - Fátima Mehdi, membro do Secretariado Nacional da Frente Polisario e Secretária-Geral da União Nacional de Mulheres Saharauis, afirmou que a III Conferência Internacional de Apoio à Resistência das Mulheres Saharauis na sua terceira edição constituiu um êxito apesar do forte dispositivo de segurança marroquino e o bloqueio imposto à cidade ocupada de el Aaiún, local onde se realizou esta conferência internacional .

Em consonância com a recomendação da primeira fase organizada pela União Nacional de Mulheres Saharauis nos acampamentos de refugiados saharauis, a III Conferência Internacional de Apoio à Resistência das Mulheres Saharauis decorreu entre 15 e 16 deste mês sob o título ”a resistência das mulheres saharauis nos territórios ocupados” na cidade ocupada de Aaiún, capital do Sahara Ocidental.

A SG da UNMS referiu à SPS que esta III Conferência de “Apoio à Resistência das Mulheres Saharauis”, contou com a participação de mulheres da Europa, em particular de França e Espanha, representando parlamentos e associações de amizade e solidariedade com o povo saharaui.

Esta conferência teve o propósito de dar a conhecer a resistência pacífica da mulher saharaui e a sua contribuição na luta nacional pela liberdade e a independência. De registrar uma participação significativa das mulheres saharauis nos territórios ocupados.

Segundo Fátima Mehdi, a conferência abordou a questão dos assassinatos, ameaças, torturas, violação, sequestro e detenção, tendo sido também abordadas e discutidas as políticas de marginalização, fome, ignorância e alienação praticada pela ocupação marroquina de maneira deliberada e sistemática contra os cidadãos saharauis.

O evento também abordou o papel que joga a mulher saharaui na luta pela libertação do seu país, e a difícil situação das mulheres saharauis que vivem atualmente nos territórios ocupados, uma realidade caracterizada pela perseguição, a opressão e a privação de todos os direitos e liberdades.


A cidade del Aaiún vive um estado de sítio com uma forte presença de dispositivo militar e de segurança marroquina na sequência da realização desta terceira edição da III Conferência de Apoio às mulheres saharauis.

SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário