terça-feira, 25 de junho de 2013

Deputados Europeus pedem à União Europeia maior implicação para resolver o conflito do Sahara



Uma delegação do Grupo de Socialistas e Democratas (S&D) do Parlamento Europeu pediu à União Europeia que utilize todos os instrumentos possíveis para “melhorar a situação dos Direitos Humanos e o desenvolvimento económico e social” de Marrocos e do Sahara Ocidental, segundo informa um comunicado do grupo publicado segunda-feira, 24 de junho.

Seis membros do Grupo viajaram a Marrocos e ao território em disputa do Sahara Ocidental para observar os obstáculos que impedem a negociação de uma solução política no território. No seguimento da viagem efetuada, pediram à União Europeia uma maior implicação e um apoio mais forte às Nações Unidas para a resolução pacífica do conflito.

“A UE dispõe de muitos instrumentos para apoiar a melhoria da situação dos Direitos Humanos e o desenvolvimento económico e social”, segundo o comunicado do Eurogrupo. “Vimos uma concentração excessiva de forças de segurança, muitas restrições à liberdade de associação e expressão de ativistas políticos no território não autónomo do Sahara Ocidental”, refere o comunicado.

O Grupo S&D manifesta a sua convicção de que “uma aceleração das reformas económicas e sociais por parte de Marrocos poderia ajudar a estar mais perto da solução do conflito”. O Eurogrupo comunica a sua intenção de manter o seu trabalho, e realizará uma visita de observação aos acampamentos de refugiados saharauis, a Tindouf, depois do verão.


Fonte: Europa Press

Sem comentários:

Enviar um comentário