domingo, 4 de agosto de 2013

Congresso dos EUA: Constituído grupo parlamentar para a defesa do direito do povo saharaui

Joseph R. Pitts, congressista republicano pela Pensilvânia
Betty McCollum representante democrata do
Bloco parlamentar do  Minnesota

 Foi constituído na Câmara dos Representantes do Congresso dos EUA um grupo parlamentar denominado “grupo do Sahara Ocidental”. O seu objetivo é defender o direito do povo saharaui à liberdade e à autodeterminação e impor o respeito dos direitos humanos no Sahara Ocidental.

O Grupo parlamentar é presidido conjuntamente por Joseph  R. Pitts, congressista republicano pela Pensilvânia, e Betty McCollum representante democrata do Bloco parlamentar do  Minnesota.

O “grupo do Sahara Ocidental” na câmara dos Representantes do congresso americano integra parlamentares republicanos, democratas e independentes de vários estados dos EUA.

O grupo parlamentar foi registado oficialmente na Câmara de Representantes esta semana. Em declarações à imprensa a deputada pelo Minnesota referiu: “Estou a trabalhar com o deputado Pettis no grupo parlamentar do Sahara Ocidental, uma plataforma para a troca de informação com colegas, deputados e colaboradores para fomentar a procura de uma solução pacífica e justa para o conflito”. E acrescentou: “o povo saharaui deve desfrutar do direito a expressar livremente as suas opiniões, e que desfrute do seu direito a manifestar-se pacificamente e a viver sem medo, a proteção dos direitos humanos será uma  prioridade do  grupo parlamentar “do Sahara Ocidental.“

Por seu lado o deputado Joseph Pettis afirmou: “estou muito orgulhoso que o grupo parlamentar Sahara Ocidental se tenha constituído durante a 113ª legislatura do Congresso dos EUA.”, E acrescentou: “a gravidade das violações de direitos humanos na região e a situação de segurança na região impõe ao nosso governo fazer frente à crise que se prolongou”.

O congressista Pitts manifestou que se sente alentado pelo compromisso da administração do Presidente Barack Obama neste assunto, e espera trabalhar arduamente “na defesa do direito à livre determinação e os direitos humanos do povo saharaui “.

A criação deste grupo parlamentar, que surge depois da fundação da Associação de Amigos do Povo Saharaui nos EUA, e o grande interesse manifestado pelos principais meios de comunicação norte-americanos nos últimos meses, reflete um novo impulso na divulgação da causa saharaui nos círculos oficiais e públicos dos Estados Unidos.


Washington, DC, 03/08/13 (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário