sexta-feira, 10 de maio de 2013

PSOE assiste às comemorações oficiais do 40.º aniversário da Frente Polisario



O PSOE participa nos atos oficiais da comemoração do 40.º aniversário da fundação da Frente Polisario, que se celebram hoje e amanhã nos acampamentos de refugiados saharauis (Tindouf), informou hoje este partido.

O diretor de Relações Internacionais, José Antonio Espejo, representa o PSOE, que com a sua presença em Tindouf "quer reiterar ao povo saharaui a solidariedade e o apoio mantido ao longo destas décadas e o seu firme compromisso de continuar a acompanhar o trabalho no seio das Nações Unidas para que, quanto antes, as partes encontrem uma solução definitiva para o contencioso do Sahara".

Os últimos contatos diretos entre responsáveis socialistas e da Frente Polisario remontam a 3 de fevereiro do ano passado, quando uma delegação encabeçada pelo seu principal líder, Mohamed Abdelaziz, participou como convidada no congresso do PSOE de Sevilha.
 
José Antonio Espejo
Esse encontro serviu para restaurar a confiança entre as duas organizações despois da deterioração de relações durante o Governo de José Luis Rodríguez Zapatero.

A relação com a direção nacional socialista piorou ante as críticas da Polisario ao Executivo de Zapatero por se alinhar com as teses marroquinas e deixar de apoiar a realização de um referendo no Sahara Ocidental para solucionar o contencioso, como apoia a ONU.

A Frente Polisario comemora amanhã (hoje, dia 10 de maio) nos acampamentos de refugiados de Tindouf os seus 40 anos de luta pela independência do Sahara Ocidental.

EFE

Sem comentários:

Enviar um comentário