sexta-feira, 17 de maio de 2013

Partidos e associações espanholas pedem estatuto diplomático para a Polisario




Vários partidos políticos e associações de Espanha subscreveram hoje uma declaração conjunta em que pedem ao Governo que outorgue um estatuto diplomático à Frente Polisario como representante político do povo saharaui.

Segundo afirmou à agencia Efe a Coordenadora Estatal das Associações de Solidariedade com o Sahara (CEAS-Sáhara), os três partidos nacionais na oposição, PSOE, UPyD e IU, firmaram este manifesto que será entregue na próxima segunda-feira no Ministério de Assuntos Exteriores.

No documento também se pede ao Executivo espanhol que promova as iniciativas necessárias para alcançar uma "solução justa e definitiva" para o conflito e para que se dê resposta ao "legítimo direito do povo saharaui à sua autodeterminação".

Por ocasião do 40.º aniversário da fundação da Frente Polisario, dezenas de associações civis e formações políticas espanholas exigem a Marrocos "a libertação de todos os presos políticos e o fim da violação sistemática dos direitos humanos".

De igual modo, solicitam ao Governo espanhol que intensifique e amplie a cooperação humanitária com a população saharaui refugiada já que, segundo explicam, existe uma "obrigação moral indiscutível e irrenunciável dada a responsabilidade histórica -de Espanha- na origem do conflito".

Fonte: EFE

Sem comentários:

Enviar um comentário