quinta-feira, 3 de junho de 2021

Tempestade de areia nos acampamentos de refugiados

 



A localização dos acampamentos de refugiados saharauis, no deserto mais inclemente que podemos imaginar, no extremos sudoeste do território argelino, com o seu solo duro e pedregoso, não facilita em nada a vida humana. O inverno e as noites são extremamente frios, gélidos; os dias, em grande parte do ano, atingem temperaturas que chegam a passar os 45-50º. A juntar a estes elementos da natureza tão agreste, temos também as tempestades: que podem ser de chuva mas também de vento e areia. Hoje isso aconteceu e as imagens, que nos chegaram, aqui ficam.




A tormenta passou a uma velocidade indescritível e causou problemas a muitas pessoas, em especial crianças e velhos, que sofrem de problemas respiratórios.




Recorde-se que mais de 170.000 refugiados, mulheres, crianças, anciãos e homens (a maior parte agora está na guerra...) aí vivem desde 1976, altura em que Marrocos invadiu a antiga colónia espanhola. Muitos deles aqui nasceram, e nunca viram a terra e o mar do seu país: o Sahara Ocidental.

Sem comentários:

Enviar um comentário