domingo, 3 de outubro de 2021

 

Sultana Khaya

Autoridades marroquinas de ocupação impedem delegação dos EUA de visitar Sultana Khaya

Sábado, 02 Outubro  (APS)  Bojador - A ativista dos direitos humanos saharaui, Sultana Khaya, disse que o ocupante marroquino impediu uma delegação norte-americana de a visitar na última quinta-feira para se inteirar da sua situação na sua casa na cidade ocupada de Bojador, onde vive desde novembro de 2020, em prisão domiciliária.

Sultana Khaya afirmou em comunicado que uma delegação da embaixada dos EUA iria visitar o Sahara Ocidental na passada quinta-feira "para acompanhar a realidade do povo saharaui em termos de direitos humanos, económicos e sociais.

"A delegação contactou-me através de mediadores para se encontrar comigo e inquirir sobre a minha situação como ativista dos direitos humanos no Sahara Ocidental onde vivo em prisão domiciliária na minha casa em Bojador", acrescentou o presidente da Liga Saharaui para os Direitos Humanos e Protecção dos Recursos em Bojador.

No entanto, lamentou, que os "funcionários americanos tenham sucumbido à pressão marroquina para os impedir de me visitarem e verem a minha realidade com a minha família.

"Na verdade, uma funcionária da embaixada pediu para se encontrar comigo em El-Ayoun ocupada, uma espécie de negação da realidade em que vivo", lamentou, acompanhando a sua declaração com vídeos mostrando "o cerco da casa e a realidade desmascarada que a ocupação marroquina está a tentar esconder".

"Estes vídeos são uma prova da documentação realista da minha rotina diária com base na minha detenção, sendo observados e impedidos de sair da minha casa durante mais de 319 dias", argumenta Sultana Khaya, salientando que os vídeos são filmados a partir do interior da sua casa em Bojador, e os indivíduos que rodeiam a casa "são agentes dos diferentes serviços de segurança (marroquinos) destacados nos quatro cantos da casa da família".

"Isto deve-se à minha posição em matéria de direitos humanos. E sou vítima de muitas violações, tais como violação, tortura e pilhagem da minha casa em várias ocasiões, acompanhadas do confisco de tudo, mobiliário, contador elétrico, roupas, telefones e eletrodomésticos...etc.", diz a ativista dos direitos humanos que fez questão de informar as organizações internacionais e a imprensa sobre estes factos.

"Coisas inacreditáveis no século XXI estão a acontecer aqui sob o nariz da MINURSO (Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental), enquanto o mundo inteiro observa em silêncio e cumplicidade", lamenta Sultana Khaya.

Acrescentando:  "Infelizmente, estamos agora a pagar o preço da política do ex-presidente dos EUA Donald Trump, dando luz verde a Marrocos para abafar todas as vozes que apelam à liberdade e à justiça".

"Temos grande esperança na administração Biden de formar uma voz que defenda os ativistas dos direitos humanos em todo o mundo, especialmente no Sahara Ocidental", conclui.

 

A delegação norte-americana

Amanda Zeidan, diplomata norte-americana na Embaixada dos EUA em Marrocos, chefiou a delegação norte-americana aos territórios ocupados do Sahara Ocidental.

Amanda é especializada em questões dos Direitos Humanos. Segundo o seu curriculum, fala árabe, francês, e turco. Amanda trabalhou para o Centro Carter, Departamento do Tesouro, e para o ex-Senador Harry Reid (Democrata).

Sem comentários:

Enviar um comentário