sábado, 9 de outubro de 2021

ONU: Frente Polisario estabelece condições para o envolvimento em qualquer processo político


Foto SPS

APS – 09-10-2021 – O ministro dos Negócios Estrangeiros saharaui, Mohamed Salem Ould Salek, afirmou que qualquer eventual processo político no Sahara Ocidental deve garantir o direito do povo saharaui à autodeterminação, em conformidade com o plano de resolução adotado por unanimidade pelo Conselho de Segurança da ONU e aceite por ambas as partes no conflito, nomeadamente a Frente Polisario e Marrocos.

"Se o Enviado Especial De Mistura conseguir fixar uma data para o referendo ou desenvolver um plano prático para acabar com as manobras e prevaricação que têm dificultado os esforços da ONU para descolonizar o Sahara Ocidental, a história recordará que ele e o SG da ONU conseguiram pôr em marcha o comboio internacional da legalidade no Sahara Ocidental, A fim de permitir ao povo saharaui exercer o seu direito à autodeterminação, a história terá recordado que ele conseguiu com o Secretário-Geral da ONU colocar a legalidade internacional no Sahara Ocidental nos carris", disse este sábado o chefe da diplomacia saharaui.

O povo saharaui "foi traído por uma potência colonial que abandonou a sua missão como potência administrante do território".


"Esta abordagem poderia abrir vastas perspetivas para uma paz justa e final na região", continuou.

"Conhecido pelo seu empenho e cooperação com a ONU e a UA, garante do plano de resolução, a parte saharaui recomenda a Staffan De Mistura que proponha a alguns Estados membros do Conselho de Segurança ou ao chamado grupo de amizade com o Sahara Ocidental a releitura do artigo 5º do plano de resolução aceite por ambas as partes e aprovado por unanimidade pelo Conselho, que afirma que o referendo sobre a autodeterminação é a solução consensual e a base prática e lógica", disse Ould Salek.

"Qualquer abordagem contrária aos acordos alcançados entre as duas partes estará condenada ao fracasso", disse Ould Salek, acrescentando que "será um escândalo retumbante para aqueles que se escondem há três décadas atrás de sucessivos secretários-gerais e representantes especiais, com o objectivo de impedir a independência do povo saharaui".

Advertindo contra as tentativas de "roubar ao povo saharauí os seus direitos à liberdade, independência e soberania, afirmou que estes "não serão bem-sucedidos, como ficou claramente provado nas últimas três décadas. O responsável saharaui recordou que o povo saharaui "foi traído por uma potência colonial que abandonou a sua missão como potência administrante do território".

Neste contexto, o ministro saharaui acrescentou que "há quem se torne muito inovador, inventando qualidades e atributos completamente novos, a fim de evitar a evocação do direito à autodeterminação, com o objetivo de o roubar e retirar para alterar o mandato do Minurso, ou mesmo alterar a natureza da questão do Sahara Ocidental, como uma questão de descolonização".

Mas "esta abordagem não terá sucesso", assegura o chefe da diplomacia saharaui, que acredita que é contrária à "legalidade internacional, tal como unanimemente estabelecida por todas as organizações e tribunais internacionais, mina ao mesmo tempo a credibilidade das Nações Unidas e constitui uma grande perda financeira para a mesma e sobretudo um crime contra o povo saharaui, um encorajamento à agressão e uma desestabilização de toda a região".

Ould Salek apelou às Nações Unidas a não ceder à provocação de Marrocos, que usa a droga, a migração ilegal, as redes terroristas e a compra de consciências como meio de impor as suas políticas agressivas e expansionistas.

"É a credibilidade da ONU que está agora em questão", advertiu, acrescentando que "a incapacidade do Conselho de Segurança de cumprir as suas responsabilidades diretas na conclusão da missão da ONU para a organização de um referendo no Sahara Ocidental (Minurso) e a conspiração flagrante com o ocupante marroquino, são todos factores que favoreceram um regresso a uma guerra que só terminará com a cessação da ocupação ilegal deste território por parte de Marrocos e o respeito das fronteiras internacionalmente reconhecidas.

Salek instou o Conselho de Segurança a impedir Marrocos de desapossar os seus vizinhos das suas terras, em conformidade com as disposições do Acto Constitutivo da União Africana (UA), da Carta das Nações Unidas e das suas resoluções, bem como dos pareceres e decisões do Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) e do Tribunal de Justiça Europeu (TJCE).

A declaração do chefe da diplomacia saharaui surge após o anúncio feito na quarta-feira passada pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, a respeito da nomeação de Staffan de Mistura como Enviado Especial da ONU para o Sahara Ocidental, em substituição de Horst Kohler que se demitiu deste cargo a 22 de Maio de 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário