quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Três moções a favor da questão saharaui apresentadas no Parlamento sueco




14 outubro 2021 - Estocolmo (APS) - Três moções propostas ao governo sueco, que defendem o reconhecimento do Sahara Ocidental como Estado independente, foram apresentadas por oito deputados membros do Partido Social Democrata, atualmente no poder na Suécia, para serem examinadas e votadas pelo Parlamento durante a sua próxima sessão 2021/2022.

As três moções, muito favoráveis ao Sahara Ocidental, apelam ao "reforço do papel da Suécia devido aos desenvolvimentos preocupantes nos territórios saharauis ocupados", e propõem ao governo de Estocolmo "reconhecer o Sahara Ocidental como Estado independente".
Os signatários consideram que "as condições legais são semelhantes quando a Suécia reconheceu a Bósnia Herzegovina, a Croácia e recentemente a Palestina".
Referem também a situação humanitária e as condições em que os Saharauis vivem nos campos de refugiados há mais de 40 anos, apontando "o papel da ONU e o empenho da comunidade internacional".
Além disso, os deputados salientam as violações dos direitos humanos e os flagrantes excessos exercidos pela ocupação marroquina, citando as provas recolhidas pela Amnistia Internacional (AI) e pela Human Rights Watch (HRW).
Consideram também o Sahara Ocidental como "a última colónia em África e um dos poucos países do mundo a viver sob uma opressiva potência colonial".
Numa das moções, os deputados suecos apelam à "retirada das empresas suecas de Marrocos a fim de não legitimar as violações dos direitos humanos". Pedem também para o Governo "estudar as possibilidades de celebrar acordos com representantes saharauis".

Sem comentários:

Enviar um comentário