sábado, 3 de abril de 2021

Marrocos condena a um mês de prisão dois menores saharauis

 

Mustapha Lakbir Mustapha

PSL - 3 abril, 2021 - Segundo informações do Coletivo dos Defensores dos Direitos Humanos Saharauis no Sahara Ocidental (CODESA) o Tribunal de Primeira Instância de El Aaiun no Sahara Ocidental ocupado condenou a um mês de prisão os dois estudantes menores Mustafa Lakbir Mustafa e Taha Ajnafer, depois de terem passado 6 dias em prisão preventiva na prisão local de El Aaiun. A sentença foi proferida a 31 de março de 2021.

O julgamento foi realizado em sessão à porta fechada, com a presença da defesa e familiares dos dois menores acusados de atirar pedras, agredir funcionários públicos no exercício das suas funções e causar distúrbios. Acusações que foram negadas pelos dois estudantes.

A defesa solicitou a libertação imediata dos menores com base na falta de provas, bem como no desconhecimento dos nomes das vítimas e dos danos materiais alegadamente causados pelos detidos.

Os dois jovens estudantes saharauis foram detidos a 25 de março último no bairro Maatallah de El Ayoun, após terem participado numa manifestação pacífica que foi violentamente dispersa pelas forças de ocupação marroquinas.

Refira-se também que no passado dia 10 de março, o juizo Penal do Tribunal de Recurso do Tribunal de El Aiún ocupada emitiu sentenças de 6 meses de prisão contra os estudantes, menores, "Jamal Salem Abhi" (16 anos), "Yassin Aslima Hilal" (16 anos) e "Badr Bounawara" (16 anos), temporariamente libertados após terem passado cerca de dois meses em detenção.

Fonte: Por un Sahara Libre

 

Sem comentários:

Enviar um comentário