quarta-feira, 7 de abril de 2021

Ministério da Defesa Nacional da RASD confirma a morte em combate de Dah Al-Bandir, Comandante da Gendarmeria Nacional na região libertada de Rus Erni (Tifariti)

 


07-04-2021 - O Ministério da Defesa Nacional saharaui confirmou hoje, em comunicado divulgado pela agência noticiosa oficial SPS, a morte do Comandante da Gendarmeria Nacional, Dah Al-Bendir, quando se encontrava numa missão militar na região de Rus Erni, zona libertada do Sahara Ocidental.

Dah Al-Bender nasceu na região de Tirs em 1956, juntou-se à POLISARIO em 1978, onde iniciou no mesmo ano a sua formação na Escola Nacional de Armamento do 12 de Outubro, tal como outros jovens saharauis, que viriam a ingressar em 1981 na Academia Militar, (...), entre os oficiais cadete com especialização em engenharia, graduando-se em 1984.

Foi nomeado formador na Escola Militar Chahid Al-Wali, onde muitos quadros e soldados se formaram no Corpo de Engenharia, tendo depois ingressado na Direcção Central de Operações e Reconhecimento para ocupar o cargo de director do departamento central no mesmo. Mais tarde foi incluído em várias outras tarefas, tais como a Direcção Central de Formação, comandante do Estado-Maior General da Gendarmerie Nacional, e a sua promoção como comandante do corpo para a quinta e depois para a segunda região militar. Com esta trajectória, foi nomeado comandante da Gendarmerie Nacional, cargo que manteve até à sua partida como mártir no campo de batalha a 06/04/2021.

O mártir Dah Al-Bandir participou em várias batalhas como outros combatentes, incluindo, por exemplo: Um Edeguen, Al-Shimiyya, Hauza, Amgala, Harisha, Al-Dhuheb, Lajchaibi, Al Aaidiyat, entre outras.

O Comandante agora falecido era “conhecido pela sua disciplina em todas as tarefas militares que lhe foram atribuídas, era casado e pai de 7 filhos: seis rapazes e uma rapariga.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário