quinta-feira, 29 de abril de 2021

Timor-Leste: Embaixador da RASD despede-se do Presidente Lú Olo

Mohamed Slama Badi com o Presidente da República timorense, Francisco Guterres (Lú Olo)


27-04-2021 - O Embaixador da República Árabe Saharaui Democrática, Mohamed Slama Badi, em fim de missão, despediu-se do Presidente da República, Francisco Guterres (Lú Olo), no palácio presidencial.

"Com honra, encontrei-me com o Presidente da República, Francisco Guterres Lú Olo, uma vez que a minha missão está concluída em Timor-Leste. Esta é uma oportunidade para confirmar a política entre os dois países nas relações bilaterais", disse o Embaixador Mohamed Slama Badi.

Slama Badi disse que os povos dos dois países mantêm boas relações há 11 anos, desde que iniciou a sua missão em 2010 até hoje.

"Durante 11 anos fui o Embaixador do Sahara Ocidental (RASD) em Timor-Leste. Quero afirmar que, durante a minha presença aqui, recebi muitos tipos de apoio, apoio do então Presidente da República, do Governo, e do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MNEC) e de partidos políticos, bem como de organizações civis em Timor-Leste", disse.

O apoio e solidariedade do Estado e do Governo de Timor-Leste ao Povo Saharaui tem ajudado a sua luta para alcançar a independência. O povo de Timor-Leste sabe o que é defender o valor e a compreensão do sofrimento na luta pelos direitos porque, como Estado, acredita que a partir da luta se obterá tudo, incluindo a independência".

"A minha missão está concluída e é uma tristeza". Porque me tornei parte do povo de Timor-Leste que enfrenta várias experiências". Porque este povo pode assegurar os valores e princípios para gerar todo o progresso, tanto em termos de economia, incluindo as catástrofes naturais que tem enfrentado. "disse o até agora embaixador da RASD em Timor-Leste.

 

“Nosso apoio às legítimas exigências de liberdade e independência (do Povo Saharaui) não é negociável" - afirma presidente Lú Olo

Por sua vez, o Presidente Franciso Guterres sublinhou "a posição inamovível de Timor-Leste perante a legítima luta do povo saharaui, considerando que "o nosso apoio e acompanhamento do povo saharaui no seu caminho de luta representa uma tendência constante na política externa timorense e o nosso apoio às vossas legítimas exigências de liberdade e independência não é negociável".

O Presidente timorense reafirmou também "a determinação de elevar o nível de apoio ao Estado saharaui e à sua causa nacional a diferentes níveis, a fim de alcançar os objectivos estabelecidos e manter o consenso político no nosso país".

Lusa/SPS

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário