domingo, 20 de outubro de 2013

A Frente Polisario denuncia uma centena de feridos na repressão no Sahara Ocidental

 






A Frente Polisario assegura que houve mais de cem feridos no rescaldo da repressão por parte das autoridades marroquinos de uma manifestação que se realizou ontem em El Aaiún, por ocasião da visita do enviado da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross.

A repressão da manifestação foi denunciada sábado pela Associação Saharaui de Vítimas das Violações de Direitos Humanos (ASVDH), embora fontes oficiais marroquinas o tenham negado.

Hamdi Mansour, delegado da Frente Polisario em Santa Cruz de Tenerife, afirmou hoje, em declarações à EFE, que o saldo da repressão foi de, pelo menos, uma centena de feridos na manifestação convocada a partir das cinco da tarde de sábado no momento em Christopher Ross se encontrava na sede da Minurso, a missão da ONU no Sahara, com coletivos defensores dos direitos humanos.



Segundo aquele representante da Frente Polisario, El Aaiún foi "sitiada" por cordões de segurança formados por forças militares e civis marroquinas.

Houve invasões de casas e quebra de pertences domésticos com agressões até a crianças e idosos, de acordo com Hamdi Mansour.

"Queremos denunciar ante o mundo esta repressão contra os saharauis, que exercem o seu legítimo direito de se manifestaram a favor da autodeterminação", sublinhou.

A versão propagada sábado por fontes do governo civil de El Aaiún diz que não houve manifestação, mas "crianças que queriam atirar pedras às forças de segurança".

O enviado da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, está em El Aaiún desde sexta-feira, onde teve encontros com as autoridades locais, cargos eleitos, notáveis das tribos saharauis e ativistas da sociedade civil.


20 out-EFE

video: Darghamyo
Fotos: Radio Maizirat

Sem comentários:

Enviar um comentário