segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Washington Times apela ao direito à autodeterminação do Sahara Ocidental

 

O « Washington Times » consagrou um longo editorial à questão do Sahara Ocidental no qual defende que é tempo da ONU honrar os seus compromissos formulados há 22 anos quanto à realização de um referendo de autodeterminação do povo saharaui.

Assinado por David Keene, um dos célebres editorialistas do conservador quotidiano americano, o editorial surge alguns dias depois do jornal centrista “Washington Post” ter criticado o rei Mohamed VI pelas suas ’’práticas autocráticas’’.

Sob o título: ’’Uma pátria merecida pelos Saharauis, as promessas feitas há mais de 40 anos devem ser honradas’’, David Keene recorda certos factos da génese do dossiê saharaui, sublinhando que ’’o Sahara Ocidental foi ocupado por Marrocos no início dos anos 70 depois do abandono de Espanha’’.

Os Saharauis, afirma o editorialista do WT, " conduziram então uma guerra contra a ocupação marroquina antes de ter acordado num cessar-fogo em 1991, em troca de um prometido referendo pelas Nações Unidas, o que ainda não ocorreu'' .

A este propósito, o editorialista do Washington Times afirma que desde então, ’’ Marrocos despendeu milhões para construir um lobbying nos EUA a fim de se assegurar que o governo americano não apoiaria os Saharauis que vivem sob ocupação marroquina ou nos campos de refugiados apoiados pela ONU na Argélia”.


SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário