quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Conselho da Europa: Deputada europeia prepara relatório sobre situação no Sahara Ocidental

 


A relatora da Comissão dos Assuntos Políticos e Democráticos da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, Liliane Maury Pasquier, atualmente em visita à Argélia, afirmou que está a preparar um relatório sobre a situação no Sahara Ocidental que será submetido à sua Comissão para adoção.

No decurso do encontro com o vice-presidente da Assembleia Popular Nacional (APN), Mohamed Djemai, a senhora Pasquier afirmou que a sua visita à Argélia se inscreve no quadro da elaboração de um relatório objetivo sobre a situação no Sahara Ocidental.

O relatório que irá elaborar sobre o Sahara Ocidental será sujeito à Comissão de Assuntos Políticos e Democráticos da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa para discussão e aprovação.

No encontro, a parte argelina, em que tomou parte o presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros, da Cooperação da APN, Boualem Bousmaha, enfatizou a justeza da causa saharaui.

Reafirmou que o apoio da Argélia ao "direito do povo saharaui à autodeterminação está em conformidade com as resoluções da legalidade internacional".
 
Liliane Maury Pasquier


"A Argélia não é parte no conflito e não tem qualquer tipo de ambição sobre a região", insistiu.

Um projeto de resolução será elaborado à luz deste relatório, que será sujeito por seu turno à votação durante a primeira parte dos trabalhos da primeira do Conselho da Europa previsto para janeiro próximo.

Fonte: Le Temps d’Algerie


Nota: O Conselho da Europa é uma organização internacional fundada a 5 de Maio de 1949, a mais antiga instituição europeia em funcionamento. Os seus propósitos são a defesa dos direitos humanos, o desenvolvimento democrático e a estabilidade político-social na Europa. Tem personalidade jurídica reconhecida pelo direito internacional e serve cerca de 800 milhões de pessoas em 47 Estados, incluindo os 27 que formam a União Europeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário