domingo, 23 de novembro de 2014

Envia um e-mail pela vida de Embarek Daoudi

Um email pela vida de Embarek Daoudi

MINISTÉRIO DE JUSTIÇA DO REINO DE MARROCOS
Ministro de Justiça
Sr. Dr. Mostafa Rmaidi
Place Mamounia
Rabat (Marrocos)

We are extremely worried about the health of Embarek Daoudi and plead with the Moroccan authorities to guarantee that he has access to appropriate medical help and have regular contact with his family and solicitor.

We seek the immediate and unconditional release of Embarek Daoudi as his detention is based solely on his having exercised his right to peacefully demonstrate and to freedom of expression.

 We urge the Moroccan authorities to guarantee that Sahrawi human rights activists can continue their work without fear of harassment, fulfilling the obligations that Morocco as signed up to through the International Treaty on Civil and Political Rights and the Declaration on Human Rights Defenders.


Liberdade para o preso político saharaui Embarek Daoudi
O grave estado de saúde do preso Embarek Daoudi pôs em alerta as organizações internacionais que advogam a liberdade dos presos políticos saharauis, como a organização britânica ADALA UK que acaba de lançar um apelo à comunidade internacional solicitando o envio maciço de e-mails ao Ministério da Justiça marroquino, para instar o seu máximo responsável, Mostafa Rmaidi, a que interceda favoravelmente quanto à libertação de Daoudi e este possa ser tratado convenientemente das graves sequelas decorrentes da greve de fome empreendida há mais de 23 dias na prisão de Sale 1, em Rabat (Marrocos).
O estado de saúde de Embarek Daoudi está-se a deteriorar rapidamente. Já não consegue caminhar e fala com muita dificuldade; tem dificuldade em abrir os olhos e começou a vomitar sangue na passada sexta-feira, 21 de novembro. As condições prisionais em que se encontra não facilitam melhoria alguma, já que compartilha a cela com mais de 20 presos.
O médico da prisão viu-o sexta-feira e afirmou que ele "estava em condições potencialmente mortais, devido à sua enfermidade cardíaca e ao aumento da pressão arterial”. Mas nem o médico nem a administração da prisão de Sale 1 adotaram qualquer tipo de medida que impeça a deterioração do estado de saúde do preso.
Embarek Daoudi, de 58 anos, iniciou a sua greve de fome sábado, dia 1 de novembro, para protestar contra o abuso e a negligência dos funcionários da prisão, assim como em sinal protesto pelo atraso continuado da marcação da data do seu julgamento que leva esperando há mais de um ano, desde a sua detenção a 28 de setembro de 2013. Foi detido em sua casa no centro de Guelmim, no sul de Marrocos, por ter sido quem mostrou uma fossa comum em Amgala a ativistas de Direitos Humanos estrangeiros, onde foram exumados os restos humanos dos oito corpos de saharauis (que apresentavam Bilhete de Identidade espanhol, o que permitiu a sua rápida identificação) com sinais de terem sido executados.

Fonte: adalauk.org

Sem comentários:

Enviar um comentário