sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Brasil: 5.º congresso do PT manifesta apoio à República Saharaui




O Partido dos Trabalhadores do Brasil - PT (partido de governo) manifestou a sua incondicional solidariedade com a luta do povo saharaui pela autodeterminação e independência, assim como o seu apoio à República Saharaui, no decurso do Quinto Congresso nacional do partido realizado entre 13 e 15 de Dezembro, em Brasília, sob o lema “Nossos Valores são Eternos”.

Na sua resolução final, o Partido dos Trabalhadores sublinha que “a política externa do Brasil, continuará marcada pela procura da paz, pelo respeito do direito internacional e à autodeterminação dos povos”.

O Embaixador em missão, Mohamed Zrug, manteve encontros com o Presidente do PT, Rui Falcão, com Mónica Valente, nova Responsável de Relações Internacionais, assim como destacados membros da Comissão Executiva Nacional do PT, a quem transmitiu as saudações do governo e do povo saharaui e reiterou o agradecimento da Frente Polisario pelo apoio cada vez más maior do seu partido às justas aspirações do povo saharaui.

Além da Frente Polisario estiveram presentes delegações de partidos e países amigos da Nicarágua, Colômbia, Argentina, Bélgica, Canadá, África do Sul, China, Espanha, Portugal, entre outros.

O 5.º Congresso Nacional do PT contou com a assistência da Presidente da República Dilma Russef; do ex-Presidente Lula da silva, assim como líderes históricos do partido e membros do Conselho de Ministros; governadores Estaduais; da Câmara de Deputados e do Senado Federal.


Um suposta “delegação de partidos políticos” marroquinos, acompanhada por altos funcionários da sua embaixada em Brasília, protagonizou um lamentável incidente com os organizadores do evento ao apresentar-se sem convite. Finalmente acabaram por abandonar o recinto do Congresso ante a impossibilidade de ser acreditada.

SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário