quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Sidi Mohamed Daddach, o Mandela saharaui



Morreu Nelson Mandela. “Uma comoção para o mundo” a morte deste “líder histórico da humanidade”, dizem os meios de comunicação, os mesmos meios que olham para o lado quando se trata da autodeterminação do Sahara Ocidental. Mandela, como toda a África do Sul, foi sempre um aliado da causa saharaui, um homem digno, coerente na defesa dos princípios da liberdade e da autodeterminação.

Sidi Mohamed Dadach, é conhecido como o “Mandela saharaui”. Tal como Mandela, Dadach dedicou a sua vida à luta pela liberdade. Se alguma coisa fez Mandela para ser líder histórico da humanidade, foi a capacidade de mostrar ao mundo que a luta contra o apartheid não era uma luta dos Bantus e outras tribos africanas da África do Sul contra o privilégio branco, mas uma luta da humanidade para seus próprios princípios.


Também Sidi Mohamed Dadach está empenhado em mostrar-nos que a luta pela autodeterminação do povo saharaui não é uma luta que só é importante para as mulheres e os homens saharauis, mas que ela é importante para todos nós porque é a luta em defesa do próprio princípio da nossa liberdade como coletivos humanos, como povos.


Sem comentários:

Enviar um comentário