sexta-feira, 8 de março de 2013

O Conflito do Sahara Ocidental na CNN


Clique e veja o VÍDEO

Christiane Amanpour, jornalista e apresentadora de primeiro plano na CNN consagrou uma emissão do seu programa « Amanpour » à questão do Sahara Ocidental, no seguimento da apresentação do documentário produzido e apresentado pelo ator espanhol Javier Bardem («HIJOS DE LAS NUBES, LA ÚLTIMA COLONIA »).

As autoridades marroquinas recusaram-se a participar no documentário, não obstante as múltiplas tentativas de Bardem. A jornalista da CNN convidou o embaixador de Marrocos na ONU, Mohamed Loulichki, a responder em estúdio a essa e outras questões.

Foi um diplomata nervoso e algo atrapalhado que vimos na CNN. Tentando deturpar a realidade e ostensivamente desvirtuando a questão do Censo e da não realização do Referendo.

Clique e veja o VÍDEO


Não obstante todas as manobras dilatórias, processuais e corruptivas instrumentalizadas pelo regime marroquino, os técnicos da ONU conseguiram dar por concluído em Janeiro de 2000 o Censo dos Saharauis com Direito a participar no referido Referendo de Autodeterminação.

Das quase 200.000 solicitações apresentadas – na sua esmagadora maioria apresentadas por Marrocos com vista a adulterar o Censo Eleitoral a seu favor, só 86.000 corresponderam a saharauis com direito a votar, ou seja, 13.000 a mais dos que os incluídos no último censo espanhol de 1974.

Tratou-se de um dado que fez soar os alertas no Palácio Real de Rabat, sobretudo quando as autoridades marroquinas tiveram acesso à informação completa dos recenseados, o que conseguiram através da corrupção de um alto funcionário da MINURSO (a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental).

Mohamed VI e o regime marroquino não tiveram (e não têm) dúvidas de que o Referendo, a realizar-se, está perdido. Passam a partir de então a não querer ouvir falar sequer de Referendo…

Numa coisa o embaixador marroquino tem, involuntariamente, razão: o REFERENDO ainda não se realizou por culpa e responsabilidade das Nações Unidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário