sexta-feira, 1 de março de 2013

Mohamed Abdelaziz: julgamento dos acontecimentos de Gdeim Izik, “uma nova vitória” do povo saharaui



O presidente da República Árabe Saharaui Democrática (RASD) e secretário-geral da Frente Polisario, Mohamed Abdelaziz, referiu quarta-feira que o julgamento contra os 24 cidadãos saharauis ppr alegada implicação nos distúrbios registados durante o desalojamento do acampamento de protesto de Gdeim Izik, nas cercanias de El Aaiún, em 2010, representou “uma nova vitória para a causa saharaui”.

O tribunal ditou uma condenação perpétua para nove saharauis, e condenou a 30 anos de prisão quatro pessoas, a 25 anos oito réus, e a 20 anos outros dois. Aos condenados o tribunal militar de Rabat acusou-os de delitos de “formação de bando criminoso, violência contra as forças públicas com a morte como resultado”.

Em discurso da comemoração por ocasião do 37º aniversário da proclamação da RASD, Abdelaziz criticou duramente “o julgamento militar contra os heróis de Gdeim Izik, que fracassou quando era hora de satisfazer os elementos básicos da legalidade e as condições de um julgamento justo, na opinião de muitos observadores e organizações internacionais”.

Nesse sentido, Abdelaziz destacou que o julgamento “é uma nova prova da ocupação marroquina, que se destaca pelos seus métodos de intimidação, assassinatos coletivos, torturas e desaparecimentos”.

“Chegou o momento de a comunidade internacional dizer a Marrocos que já basta. Este país, origem de várias ameaças para a região e violador do Direito Internacional com a ocupação do Sahara Ocidental, alimenta a sua capacidade pela produção e exportação de drogas e por animar o crime organizado e a ameaça terrorista”, acrescentou.

Fonte: SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário