terça-feira, 20 de novembro de 2012

Autoridades marroquinas reprimem com "violência" pacíficos manifestantes em El Aaiún



As autoridades de ocupação marroquinas reprimiram com "violência", ontem, segunda-feira,  pacíficos manifestantes saharauis, segundo informou hoje a Coordenadora de Gdeim Izik.

A manifestação, convocada para diante da Delegação de Energia e Minas, foi dispersada pelas forças marroquinas que utilizaram força brutal e desmedida. Segundo a organização, 34 pessoas ficam feridas.

Crianças saharauis privadas do direito ao ensino

Os filhos do preso político saharaui Abderrahmane Bougarfa foram expulsas da escola pelas autoridades de ocupação, que lhes confiscaram também o seu material escolar, "em violação do acordo dos direitos da criança de que Marrocos é signatário ", afirma um comunicado do Coletivo dos Defensores Saharauis dos Direitos do Homem (CODESA) divulgado ontem. 

A decisão surge após o ataque das autoridades marroquinas no dia 16 de novembro contra a casa de Abderrahmane Bougarfa e a expulsão da sua família, assim como a destruição dos seus bens, afirma a mesma fonte.

Presidente da RASD apela uma vez mais a Ban Ki-Moon

Mohamed Abdelaziz, Presidente da RASD e SG da F. Polisario, em carta dirigida ao SG das Nações Unidas, advertiu hoje, terça-feira, para a utilização da força excessiva por parte de Marrocos contra as manifestações pacíficas que organiza a população saharaui nos territórios ocupados.

Abdelaziz apela a Ban a que intervenha para a defesa do direito da população saharaui à segurança, liberdade de expressão, circulação e de manifestação pacífica.

Na missiva o líder saharaui exige a criação de mecanismo de proteção e vigilância dos direitos humanos no âmbito do mandato da MINURSO.

SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário