domingo, 4 de novembro de 2012

Territórios ocupados: repressão continua depois da partida de Christopher Ross

EL Aaiún ocupada
Sábado 3 de novembro, durante a manhã, os saharauis manifestaram-se na Avenida Rass el Jaima, bairro Duerat e Batimat Alhumur (Bairro dos edifícios vermelhos) para reivindicar o respeito pelos seus direitos e mostrar o seu repúdio pela ocupação marroquina. Foram sistematicamente agredidos e dispersados pelas forças policiais marroquinas.



Na rua Chaouia, por volta do meio-dia, um comando da polícia marroquina apresava o antigo preso político saharaui Sarir Abdelmoutalib, de 27 anos. Agrediram-no e torturaram-no, desenhando uma bandeira marroquina na pele do seu braço com uma faca.
Durante a noite, pelas 22h30, as forças de ocupação atacaram pela segunda vez a casa de Omar Karbouk, jornalista membro da Equipa Mediática e detiveram o seu primo, Khalil Chaikhi, também membro da Equipa Mediática. Khalil Chaikhi foi torturado pela patrulha e depois soltaram-no. Foi ferido na cabeça e na cara.

Smara ocupada
No final da tarde de 3 de novembro (perto das 19.00h), cidadãos saharauis manifestaram-se no bairro Tantan da cidade de Smara. As forças de ocupação carregaram contra os manifestantes sem aviso prévio provocando numerosos feridos.






Polícias marroquinos agrediram o ancião Banahi Jawda. Depois saquearam a sua casa batendo no seu filho, Elwali Jawda, e na filha Fadala (Oum Elfadli) Jawda.
Fadala Jawda, antiga presa política encarcerada durante 4 meses depois dos acontecimentos de Gdaim Izik, estava na casa de seu pai quando os polícias entraram para saqueá-la. Agrediram-na partindo-lhe um braço, entre outras lesões. Continua ainda no hospital no momento em que editamos esta informação.
A casa de Ahl Chaikhi também foi saqueada pelos polícias marroquinos.
Said Hayan foi atropelado por um veículo da polícia, causando-lhe traumas no fígado. Luali Andala, Said Mohamed Ahmed Nah e Layun Larosi e Habouha Balwai também foram feridos no ataque policial.
O bairro permanece cercado pelas forças ocupantes desde a manifestação.
Há uma da madrugada do dia 4 de novembro várias testemunhas afirmam que as forças policiais e militares marroquinas cercaram o hospital, onde numerosos defensores dos direitos dos saharauis tinham dado entrada para curar os seus ferimentos. A essa mesma hora, as forças de ocupação efetuam cercos e detenções aleatórias de saharauis que se encontravam na rua nesse momento, tivessem ou não participado nas manifestações.

Fonte: Poemario por un Sahara Libre

Sem comentários:

Enviar um comentário