sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Onze generais das FAR demitidos por ordem do rei Mohamed VI

general Hosni Bensliman, destituído, é procurado por um tribunal francês
pelo seu envolvimento no assassinato do opositor Ben Barka

Vários jornais marroquinos, como o Lakom.com, informaram terça-feira, dia 6 de novembro, a destituição e passagem à reserva de vários generais das Forças Armadas Reis Marroquinas (FAR). As mesmas fontes relataram que o número de generais destituídos é de 11, alguns por idade avançada, outros não se conhecendo os motivos. Entre estas altas chefias militares está o general Hamidou Laanigri, chefe das forças que marroquinas estacionadas na parte ocupada do Sahara Ocidental. Sobre o móbil da destituição de outros generais, a imprensa interroga-se, como é o caso de Mohamed Belbachir, Chefe do 5º Bureau  do Exército Real marroquino.

As fontes citadas pela imprensa marroquina referem que alguns desses generais foram demitidos por razões diversas, seja por doença ou envelhecimento. Mas isso será o caso de apenas alguns, como é o caso de Laanigri, que ficou ferido num acidente de automóvel em 2010, o que lhe causou uma paralisia parcial; ou o caso de Belbachir que se queixava de uma doença crónica. De outro general a imprensa não cita o nome, mas é relatado que se encontra em França, em tratamento, de onde “despacha” o seu trabalho.

No entanto, surgem muitas interrogações sobre outros casos de generais que foram demitidos fora destes critérios, como é o caso do general Hosni Bensliman, procurado por um tribunal francês pelo seu envolvimento no assassinato do opositor marroquino Mehdi Ben Barka e que é procurado pela Interpol, um general a quem foi concedida, em 2005, pelo governo socialista de José Luis Rodríguez Zapatero a Grande Cruz de Isabel a Católica e é um dos acusados ​​na denúncia do juiz Baltasar Garzón por crimes de guerra cometidos no Sahara Ocidental, juntamente com Abdelaziz Bennani, Inspetor Geral das Forças Armadas Reais.
Sobre estas destituições levantam-se muitas interrogações nos jornais marroquinos, procurando as verdadeiras razões que terão sido demitidos dos seus cargos militares.

General Hamidou Laanigri
O general Hamidou Laanigri ocupava o posto de comandante da zona ocupado do Sahara Ocidental no seio das forças auxiliares, é um polícia com uma longa carreira na áreas das informações e do aparelho repressivo interno de Marrrocos.
Foi conselheiro especial em matéria de Segurança enviado pelo Rei Hassan II junto do Cheikh Zaied Bin Soltan Al Nhayan, presidente dos Emirados Árabes Unidos.
Em Marrocos foi nomeado por Mohamed VI como diretor da DST (Direção de Vigilância do Território, um dos ramos das “Secretas”), e depois diretor da DGSN (Direção-geral da Segurança Nacional). 

Sem comentários:

Enviar um comentário