terça-feira, 13 de novembro de 2012

Christopher Ross encontra-se com o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros

Christopher Ross e José Manuel García-Margallo 

Ross adverte que o statu quo atual está ameaçado pelo extremismo e o terrorismo no Sahel

O Enviado Pessoal do SG das Nações Unidas para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, fez um apelo ao diálogo para resolver o conflito do Sahara Ocidental, ao mesmo tempo que advertiu que o status atual da antiga colónia espanhola está "ameaçado" pelo "auge" dos "elementos criminosos, terroristas e extremistas" baseados na região do Sahel.

Em comunicado divulgado após a reunião mantida esta segunda-feira com o ministro de Negócios Estrangeiros espanhol, José Manuel García-Margallo, o Enviado Pessoal de Ban Ki-Moon reiterou que é necessário continuar a procurar soluções para pôr fim ao conflito do Sahara e advertiu de que conformarem-se com o estatus atual constitui um erro.

"O conflito sobre o estatuto final do Sahara Ocidental prolongou-se durante 37 anos, demasiado tempo. Ainda que, para alguns, possa parecer tentador acreditar que é arriscado procurar opções para conseguir a paz e que o statu quo é, pelo menos estável, estou convencido de isso constitui um erro de cálculo, especialmente quando o statu quo está agora ameaçado pelo surgimento de elementos criminosos, terroristas e extremistas na região do Sahel", afirmou Ross.

Neste sentido, advertiu que se se mantém esta "nova situação" no Sahara, "poderá rebentar de novo a violência e hostilidades que seriam trágicas para o povo do Sahara Ocidental e para o Norte de África em geral".

"Este conflito deve resolver-se e creio que pode resolver-se se houver uma vontade de comprometimento com um diálogo real e um compromisso para encontrar uma solução que seja honrosa para todos", explicou. Ross afirmou que pediu às partes que aceitem participar em "negociações sérias" e que solicitou a atores "chave" da comunidade internacional que usem a sua influência para promover o diálogo. "Numa região em transição, este prolongado conflito não pode continuar", assegurou.

Após a reunião mantida com García-Margallo, Ross sublinhou a importância da contribuição espanhola para a resolução do conflito no Sahara Ocidental e o "compromisso" e "apoio material" que o país tem dado ao seu trabalho de mediação.

Ross referiu-se também à sua recente viagem a Marrocos, Argélia e Sahara, no âmbito da sua missão de aconselhar as partes a encontrar uma "justa, duradoura e mutuamente aceitável" e que respeite o direito de "autodeterminação" do povo saharaui.

Depois de visitar Madrid esta semana, Ross referiu que tem previsto visitar as capitais dos países do Grupo de Amigos do Sahara Ocidental (França, Espanha, EUA, Reino Unido e Rússia) e, posteriormente, voltar ao Norte África para continuar a sua mediação no conflito do Sahara.

Madrid, 12 de novembro de 2012 (EUROPA PRESS)

Sem comentários:

Enviar um comentário