quinta-feira, 15 de novembro de 2012

França mostra apoio ao enviado da ONU para o Sahara Ocidental

Terá o Governo de François Hollande a mesma posição
que os dos seus antecessores de direita, Chirac e Sarkozy?

França mostrou hoje o seu apoio aos esforços empreendidos pelo Enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, que visita Paris após ter finalizado um périplo pela região.

Ross visitou nos últimos dias Rabat, o território do Sahara Ocidental e os acampamentos de Tindouf, e ainda Nouakchott e Argel, antes de rumar a Madrid, onde teve uma reunião com o ministro de Negócios Estrangeiros de Espanha, José Manuel García-Margallo.

Em Paris, o enviado da ONU será recebido por "altos funcionários" do Ministério de Negócios Estrangeiros, afirmou um porta-voz diplomático, que expressou o apoio de França "aos seus esforços para prosseguir as negociações entre as partes".

"Aproveitaremos a ocasião desta entrevista para tratar com ele as dificuldades com que se confronta atualmente", acrescentou o porta-voz.

Reiterou a posição francesa de procura de "uma solução política justa, duradoura e mutuamente aceite, sob a égide das Nações Unidas e conforme com as resoluções do Conselho de Segurança".

"França apoia o plano de autonomia marroquino apresentado em 2007 e considera que ele constitui a base séria e credível de uma solução negociada", assegurou ainda o porta-voz do Quai d’Orsay.

EFE

Sem comentários:

Enviar um comentário