terça-feira, 16 de abril de 2013

Delegação diplomática nórdica reúne com a ASVDH em El Aaiún, Sahara Ocidental




Membros da Associação Saharaui das Vítimas de Violações Graves de Direitos do Homem cometidas pelo Estado de Marrocos (ASVDH) mantiveram na manhã de terça-feira, dia 16 de abril, um encontro na cidade ocupada de El Aaiún com representantes das Embaixadas em  Rabat da Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca. No encontro foram abordados diferentes temas de interesse e, em especial, a situação dos DDHH no Sahara Ocidental.

O encontro contou com a participação de:

- Senhora Kjersti Tromsdal, conselheira da embaixada da Noruega em Rabat.
- Senhora Binita Lindstorm, primeira-secretária da embaixada da Finlândia em Rabat.
- Senhora Margareta Kristianson, conselheira e adjunta da missão sueca em Rabat.
- Senhor Michael Jensen, membro da embaixada dinamarquesa em Rabat.

A vice-presidente da ASVDH,  Galia Djimi, fez uma exposição detalhada da situação dos Direitos Humanos. Também foram projetados vídeos que atestam a implicação das forças de segurança marroquinas na cadeia de violações de Direitos Humanos em que as vítimas eram  cidadãos saharauis e na sua maioria mulheres.

A visita desta delegação de países escandinavos a El Aaiún surge no âmbito do crescente interesse pela causa Saharaui em vários países do mundo e a necessidade de ver in situ a situação dos Direitos Humanos, o tema dos recursos naturais e a recusa das autoridades de ocupação a que o povo saharaui exerça o seu direito à livre autodeterminação.

Fonte: poemário por un Sahara Libre

Sem comentários:

Enviar um comentário