terça-feira, 9 de abril de 2013

SG da ONU destaca esforços da Frente Polisario na proteção do pessoal da ONU



O SG das Nações Unidas, Ban Ki-moon, destaca no seu relatório ao Conselho de Segurança ontem divulgado, a cooperação e os esforços levados a cabo pela Frente Polisario, com meios humanos e materiais, para assegurar os lugares onde residem os observadores da MINURSO e o pessoal das agências da ONU, assim como nas suas deslocações em Território libertado e em direção às fronteiras com a Mauritânia

Ban Ki-moon volta a insistir, uma vez mais, no seu apelo formulado em várias ocasiões às duas partes (Frente Polisario e Marrocos) de estabelecer um mecanismo militar conjunto "para discutir as violações do cessar-fogo e outras coisas de interesse comum". Refira-se que esse apelo foi aceite desde logo pela Frente Polisario e recusado por parte de Marrocos.

Também o SG reconhece que a MINURSO não tem podido pôr fim a determinadas práticas impostas por Marrocos e denunciadas de maneira extensiva no relatório do ano passado, que põem em causa o juízo de credibilidade e independência da Missão - como a matriculação das viaturas da MINURSO e o cerco de bandeiras marroquinas à sede da missão - apesar da existência de um dictamen do departamento de assuntos jurídicos da ONU para que Marrocos ponna fim a esta situação.

O SG da ONU refere que os obstáculos à função e liberdade de movimentos da MINURSO que foram objeto também do anterior relatório, continuam sem encontrar uma solução.

Ban Ki-Moon recorda ao Conselho de Segurança que "a Missão continua a encontrar limitações para fornecer de forma autêntica e independente a informação necessária ao Conselho de Segurança, assim como à Secretaria sobre os eventos que têm lugar no Território".

Ban Ki-moon, que pede a extensão por mais um ano do mandato da MINURSO, destaca que o mandato da missão "não mudou desde 1991". Estando pois por realizar "a celebração de um referendo de autodeterminação para o povo do Sahara Ocidental".

(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário