quinta-feira, 11 de abril de 2013

Christopher Ross regressa a Marrocos e é recebido por Mohamed VI




O Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, foi recebido esta quarta-feira em Fez (180 km e este de Rabat), pelo Rei Mohamed VI de Marrocos, segundo anunciaram fontes oficiais.

Esta é a segunda visita do enviado da ONU ao reino depois da efetuada em março passado, no âmbito de um périplo regional, e que o levou às cidades de El Aaiún e Dakhla (no Sahara Ocidental), Argélia e Mauritânia.

Durante a sua primeira visita, Ross reuniu-se com os presidentes das duass Câmaras do Parlamento marroquino,  Karim Ghellab e Mohamed Cheikh Biadillah, respectivamente (da Câmara dos Representantes e da Câmara dos Conselheiros), com o chefe do governo Abdelilah Benkirane, o Ministro de Negócios Estrangeiros, Saad El Dine Otmani, e o Ministro do Interior, Mohand Laenser.

Depois da sua reunião com o chefe da diplomacia marroquina, Ross afirmou que "a situação na região do Sahel e seu entorno tornam necessária uma solução mais urgente que nunca" para a questão do Sahara Ocidental.

Na altura afirmou também que o seu périplo "inseria-se na procura de uma solução para a questão do Sahara Ocidental tendo por base as sucessivas resoluções do Conselho de Segurança".

Durante a anterior visita, Christopher Ross não foi recebido pelo Rei de Marrocos, porque este último se encontrava de viagem pela África Ocidental.

Ross deve apresentar as conclusões desta sua viagem ao Conselho de Segurança no dia 22 de abril.

Fonte: Colectivo Saharaui 1975

Sem comentários:

Enviar um comentário