sexta-feira, 5 de março de 2021

A organização norte-americana “Freedom House” coloca o Sahara Ocidental ocupado como o segundo país depois da Síria com mais violações dos direitos humanos

  


O Sahara Ocidental é o segundo país ou território onde os direitos políticos são mais violados no mundo. Apenas é ultrapassado pela Síria.

A Freedom House, organização norte-americana financiada pela administração norte-americana, classificou o Sahara Ocidental ocupado em segundo lugar, depois da Síria, em termos de violações de direitos políticos.

A organização escreve no seu relatório que "Marrocos reclamou a autoridade sobre o Sahara Ocidental desde 1975, mas as Nações Unidas não reconhecem o controlo de Marrocos, descrevendo o Sahara Ocidental como um "território não autónomo". Marrocos controla a área mais populosa da costa atlântica, mais de três quartos do território. Embora as Nações Unidas tenham mediado um cessar-fogo em 1991, ainda não se realizou um referendo há muito prometido sobre o estatuto do território. As liberdades civis são severamente restringidas, particularmente no que diz respeito ao ativismo independentista".


Sultana Kahya - vítima constante da repressão marroquina

A situação nos territórios ocupados do Sahara Ocidental está a receber muita atenção por parte das organizações de direitos humanos, tais como a Human Rights Watch, a Amnistia Internacional, o Centro Robert Kennedy para os Direitos Humanos e outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário